sexta-feira, 18 de junho de 2010

Uso de mídias sociais também vale no B2C

07/06/2010 23:19
Por: Eduardo Marques

Você não aumentará sua rentabilidade com a simples utilização das mídias sociais. Você fará dinheiro com as pessoas que confiarem em você. Este é o negócio.

As empresas que têm o foco no consumidor final, as chamadas B2C – Business to Consumer, parecem já ter encontrando o seu caminho na implantação de estratégias bem sucedidas no uso das mídias sociais.
Apesar dos percalços comuns, típicos dos desbravadores, exemplos de bons casos emergem todos os dias.
Entretanto, o que vem acontecendo com esse tipo de empresa ainda não é comum no mercado B2B – Business to Business. Todavia, isso não quer dizer que as mídias sociais sejam ferramentas exclusivas para o B2C. Com a experiência adquirida pelos primeiros, o Business to Business parece finalmente se render aos avanços da internet.
Antes, porém, é preciso levar algumas coisas em consideração. Para desenvolver uma boa estratégia é importante definir o objetivo da sua empresa ao se aventurar no mundo das redes. Aqui, conceitos e valores de cada corporação, direcionados pelos times de marketing, devem imperar.
Construir somente um blog, contas de Twitter e Facebook para republicar os comunicados da empresa são ações impessoais e pouco eficientes.
Tenha em mente que essa é uma ótima oportunidade para ser visto como um expert. A confiabilidade conquistada poderá lhe render referências e futuros negócios. Para isso, explore conteúdos de qualidade, informações que podem ser úteis não apenas para sua empresa, mas para um universo de pessoas.
Apesar de o relacionamento ser entre empresas, é importante também manter o calor humano. O grande sucesso de toda campanha desenvolvida em mídia social está na construção da confiança e credibilidade. Se os seus parceiros de negócios confiam na pessoa que está atrás da marca, confiarão em sua empresa.
Por ter um público-alvo limitado a um grupo de empresas é importante ser estreito e focado. Segmentação é a palavra-chave para evitar o desperdício de tempo com informações sem relevância.
Um bom exemplo de segmentação é o do metrô de Nova Iorque, onde cada linha de trem possui uma conta individual no Twitter. Cada uma informa aos seus usuários sobre atrasos e mudanças. Em vez de ler todas as informações sobre a rede de trens, o usuário lê somente o que lhe interessa. Este modelo pode ser muito bem empregado por empresas B2B ao segmentarem informações destinadas a diferentes grupos de distribuidores e/ou revendas.
Por fim, é preciso ter em mente que, embora se esteja lidando com empresas, há pessoas por detrás delas. Sendo assim, fuja das velhas técnicas de empurrar produto a qualquer custo e de utilizar jargões de marketing para campanhas de incentivo. Em um mercado que está cada vez mais humanizado, você não aumentará sua rentabilidade com a simples utilização das mídias sociais. Você fará dinheiro com as pessoas que confiarem em você. Este é o negócio. [Webinsider]
…………………………
Conheça os planos de hospedagem da HostLayer.
Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Sobre o Autor

Eduardo Marques (marques@dbrain.com.br) é gestor de projetos web da dBrain, agência especializada em marketing de canais.
Url original: http://webinsider.uol.com.br/2010/06/07/uso-de-midias-sociais-tambem-vale-no-b2b/
    Publicada em: 07/06/2010 23:19
    Impresso em: 14/06/2010
[editor] vtardin@webinsider.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.