quinta-feira, 24 de junho de 2010

Novo recorde de popularidade de Lula

23/06/2010


Aprovação pessoal de Lula bate recorde e chega a 85%

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu recorde e atingiu o patamar de 85%, informou nesta quarta-feira (23) a pesquisa CNI/Ibope. O percentual de desaprovação - que chegou a 11% - também é o mais baixo já obtido pelo chefe do Executivo.
Quando medido o governo comandado pelo petista, a avaliação se mantém estável em 75% na comparação com março, data do último levantamento. Apenas 3% do eleitorado consideram o governo Lula "ruim ou péssimo". Dos entrevistados, 20% avaliam a gestão Lula como regular.
Leia também: 

Conforme registra a pesquisa CNI/Ibope, a confiança pessoal do presidente Lula também teve o melhor desempenho desde o início do governo, em janeiro de 2003. O quesito confiança no chefe do Executivo cresceu quatro pontos percentuais na comparação com março e atingiu 81%. O percentual do eleitorado que não confia em Lula registrou 15%, cinco pontos a menos que os dados levantados em março.

Entre os principais efeitos da alta popularidade de Lula e de seu governo, a CNI registra o crescimento das intenções de voto da petista Dilma Rousseff na corrida pelo Palácio do Planalto. "A candidata Dilma é a grande tributária de um governo bem avaliado", diz o diretor de Operações da CNI, Rafael Lucchesi. Na pesquisa divulgada nesta quarta-feira, Dilma lidera a preferência do eleitorado, com 38,2% diante de 32,3% de José Serra em um cenário com 11 prováveis candidatos, e 40% a 35% em prol da petista quando é apresentada uma lista com apenas os três principais candidatos.

Segundo mandato melhor

Na comparação entre os dois mandatos comandados por Lula, 49% consideram o atual mandato melhor do que o anterior e 40% dos entrevistados os avaliam de forma equivalente. As duas cifras são idênticas às verificadas na pesquisa CNI/Ibope de março.

Por área de atuação, a aprovação do governo nas políticas de combate à pobreza é de 67%, uma oscilação negativa de dois pontos percentuais diante de março e dentro da margem de erro. Em programas educacionais e os voltados ao meio ambiente a aprovação do governo chega a 56% e 57%, respectivamente. O combate ao desemprego e às pressões inflacionárias também são bem avaliados entre o eleitorado com 62% e 57% de aprovação, respectivamente.
No campo negativo, o governo teve queda de aprovação, na comparação com março, em relação à política de juros e a tema voltado aos impostos, com 45% de aprovação no primeiro caso (mesmo patamar da desaprovação) e 52% no segundo quesito (contra 41% de desaprovação).

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. A CNI/Ibope, que foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 16292/2010, foi a campo entre os dias 19 e 21 deste mês com 2.002 pessoas em 140 municípios.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.