quinta-feira, 10 de junho de 2010

Globo tem audiência em queda livre

09/06/2010 - vermelho.org.br

Em queda livre, Globo tem pior audiência de sua história em SP

Se o faturamento e a expansão do império Globo vão de vento em popa, o mesmo não ocorre com o seu ibope. O mês de maio terminou com a pior audiência já obtida ela emissora entre 7h e 0h, na Grande São Paulo: 16,3 pontos. Isso representa meio ponto de ibope a menos que o obtido em abril. Cada ponto no ibope equivale a cerca de 60 mil domicílios na Grande São Paulo.
Mas os horários mais preocupantes para a Globo são as manhãs — que costumam sofrer com a concorrência da Record e SBT — e o horário nobre. Nenhuma das últimas cinco novelas das 21h decolaram ou bateram níveis espetaculares. A última delas, Viver a Vida, terminou com média de apenas 38 pontos durante toda a exibição e chegou a irritar a direção do Big Brother Brasil 10 — que, prejudicado pela fraca audiência da novela, vinha marcando não mais que 30 pontos.

Nessa mesma faixa de horário, a Record vem em segundo, com 7,4 pontos. O SBT, com 5,1, também teve uma das menores médias de sua história no período e está em terceiro. Sobre o SBT, aliás, é relevante observar que a tentativa de contra-ataque à Record, deflagrada em setembro, não tem dado muito certo.

Em setembro, enquanto a Record contratou Gugu, Silvio Santos fez uma caríssima e grandiosa operação de contra-ataque: tirou da Record Eliana, Roberto Justus e o dramaturgo Tiago Santiago. Num lance provocador, levou até o assessor pessoal do bispo Honorilton Gonçalves, que é o manda-chuva da Record. Mas desde então, das 7h à 0h, o SBT caiu de 5,9 pontos para 5,1 pontos.

Nenhuma queda, porém, é mais sintomática que a da Globo. A emissora da família Marinho já tinha amargurado a pior audiência da década em abril, cuja média diária foi de 16,8 pontos. A melhor marca da década veio em 2004, quando registrou 21,7 pontos — que serviriam de estímulo para alcançar os tão sonhados 22 pontos.

Antes, a emissora vinha crescendo significativamente: em 2000, a média foi de 20 pontos; em 2002 subiu para 20,3 e, em 2003, para 21 pontos. Porém, a descida começou mesmo a partir de 2007, quando a média diária da Globo ficou nos 18,7 pontos, passando para 17,4 em 2008 e 2009 — que a emissora ainda espera bater neste ano.

Leia também

Novela das 8 e Jornal Nacional afundam audiência da TV Globo

Sem Big Brother, Globo perde audiência para Record, SBT e Band

Da Redação, com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.