quinta-feira, 24 de junho de 2010

Investir na memória de longo ou no de curto prazo, eis a questão

A neurologia aplicada ao branding digital

Como a neurologia pode auxiliar na criação de marcas.


17/06/2010 08:04
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Nosso cérebro oferece para cada um de nossos sentidos uma memória de curto prazo e uma de longo prazo. A memória de curto prazo é elétrica, enquanto a de longo prazo é química.

O objetivo ao criar ou posicionar uma marca na Internet é fazer com que seu produto ou serviço seja lembrado pelos seus clientes e com o qual se sintam mais à vontade quando surgir o momento de necessidade, além de oferecer mais um canal de relacionamento ao consumidor. Portanto, a criação de marcas independente de meio (on-line ou off-line) deve ser realizada na memória de longo prazo.

A memória de curto prazo (elétrica) é “deletada” durante nosso sono, sendo que as lembranças apagadas mais rapidamente são aquelas menos relevantes. Parece óbvio, mas vale afirmar que nenhum anúncio, por exemplo, um hot-site, com prazo é relevante depois que o mesmo sai do ar.

Desta forma, quando uma marca insiste em forçar as pessoas a agirem, através da urgência de uma oferta com tempo limitado, ela deve estar certa de que sua mensagem nunca atingirá à memória de longo prazo.

Mas afinal, o que é mais eficaz? Ações de curto ou longo prazo?

Na web as ações de curto prazo, quando funcionam, geram um excelente resultado. Grandes marcas investem em promoções continuamente, fazendo uso de hot-sites e redes sociais para atrair o consumidor. Porém, como existe um prazo estipulado, a única coisa que chega à memória de longo prazo é “Este anunciante faz ofertas com tempo limitado”.

A verdade é que na teoria tanto as ações de curto quanto longo prazo são eficazes, mas aplica-se a lei do “depende” – depende da sua estratégia, aonde você quer chegar e como irá colocar tudo em prática.

Você vai investir em uma criação de marca construindo uma presença on-line cada vez melhor com o decorrer do tempo ou vai partir para ações de curto prazo e alto impacto, aguardando um retorno rápido?

Então, você aposta na tartaruga ou na lebre?

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