sábado, 12 de junho de 2010

40 mil barris de petróleo vazam nos Estados Unidos por dia no Golfo do México

EstadãoOnline 
Golfo do México

Vazamento de petróleo pode ser o dobro de estimativas anteriores

11 de junho de 2010

A petroleira BP afirma já conseguir desviar e recolher em navios mais de 15.000 barris por dia (Foto: AFP)
Até 40.000 barris de petróleo podem vazar diariamente da base da plataforma da empresa British Petroleum (BP), que explodiu no Golfo do México, no dia 20 de abril. O número equivale a mais do que o dobro das previsões anteriores, que variavam de 12 a 19.000 barris por dia.
Os novos dados, divulgados pela US Geological Survey, ligada ao governo americano, foram coletados antes da instalação, no dia 3 de junho, de um sistema de contenção do petróleo vazado através de um funil pela BP. A petroleira afirma já conseguir desviar e recolher em navios mais de 15.000 barris por dia. A intenção é coletar até 28.000 barris por dia.
"A menor estimativa que estamos prevendo e que os cientistas pensam ser possível é provavelmente de 20.000 barris, e a maior é de pouco mais de 40.000", afirmou à imprensa Marcia McNutt, diretora do instituto geológico americano e responsável por uma equipe que avalia as consequências do vazamento.
Em pauta - O presidente dos EUA, Barack Obama, convocou o presidente da empresa britânica, Carl-Henric Svanberg, à Casa Branca, no próximo dia 16, para discutir o problema. "O derramamento da BP Deepwater Horizon é o maior desastre ambiental da história de nossa nação", lê-se em uma carta dirigida a Svanberg e escrita por Thad Allen, almirante chefe da Guarda Costeira americana.
"Solicito que você mesmo e todo o responsável idôneo da BP reúnam-se com altos funcionários da administração na quarta-feira, 16 de junho de 2010, para discutir temas relacionados à maré negra", escreve o almirante. "A BP é financeiramente responsável", acrescenta Allen, que é o responsável por controlar os esforços da administração de Obama para responder à catástrofe no Golfo do México.
O encontro ocorrerá um dia após Obama retornar de uma viagem a Mississipi, Alabama e Flórida, estados atingidos pela mancha de óleo. Neste final de semana, o premiê britânico, David Cameron, deverá se encontrar com Obama para também tratar da questão.
(Com agência Estado e France-Presse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.