quinta-feira, 24 de junho de 2010

Maranhão liberado

18/06/2010


Petistas do Maranhão são liberados para apoiar Flávio Dino

O deputado Domingos Dutra (PT-MA) e o fundador nacional do partido Manoel da Conceição encerraram nesta sexta (18) a greve de fome contra a decisão da direção nacional da sigla de anular o resultado do encontro estadual que deu apoio à candidatura ao governo do deputado Flávio Dino (PCdoB). Com o aval do presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, foi assinado um acordo pelo qual os petistas no Estado que apoiarem Dino não estarão sujeitos à punição.
Após anular a decisão do encontro estadual, os dirigentes nacionais aprovaram a coligação com o PMDB da governadora Roseana Sarney que concorre à reeleição. Com o acordo, tanto o parlamentar quanto o militante histórico do partido desistiram também de ingressar com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para derrubar a decisão nacional.

Os dois passaram mal no plenário da Câmara e foram atendidos no Departamento Médico da Casa. Em situação mais delicada, Manoel da Conceição foi internado no Instituto do Coração (Incor) de Brasília.

Eles estavam em greve de fome há uma semana e receberam a solidariedade de outros petistas no Maranhão como a ex-deputada federal Terezinha Fernandes que deve também encerrar o protesto.

Líder ressalta acordo

"O acordo foi o reconhecimento do direito dos companheiros de apoiar o deputado Flavio Dino. Foi assinado pela liderança da bancada e tem o aval do presidente nacional, José Eduardo Dutra", afirmou o líder do partido na Câmara, Fernando Ferro (PE), que intermediou o acordo.

Fernando Ferro fez um elogio em particular a Manoel da Conceição que ele diz conhecer há mais de 30 anos. “É um companheiro valoroso, de muitas lutas. Um patrimônio da história da redemocratização no nosso país”, disse o líder.

Também participaram do entendimento o deputado federal Geraldo Magela (PT-DF) e Jomar Fernandes, que foi delegado do encontro estadual que aprovou apoio a Flávio Dino. O militante manteve em sigilo o conteúdo de um documento que foi entregue à direção nacional contendo várias reivindicações do grupo.

Eles fizeram questão de divulgar apenas os pontos principais do entendimento como a liberação dos petistas pró-Dino e a decisão de não levar o assunto à Justiça Eleitoral.

De Brasília,
Iram Alfaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.