quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Partido Verde francês declara apoio a Dilma

Partido Verde francês declara apoio a Dilma e diz que sua vitória é única forma de avançar debate ecológico no país

Membros do Partido Verde da França declararam nesta semana, através de uma carta, apoio à candidata a presidência da República do Brasil Dilma Rousseff. Deputados, senadores e dirigentes do partido afirmam que “a manutenção da esquerda no poder é a única possibilidade real de fazer avançar a causa ecológica no país".

O documento que enaltece a figura de Marina Silva, considerando-a peça fundamental para colocar questões ecológicas na pauta das eleições presidenciais, explicita a adesão à candidatura de Dilma:

“Desejamos, através deste manifesto, expressar nossa inquietação. Algumas personalidades como Gilberto Gil, mesmo afiliado ao Partido Verde, pedem votos à Dilma sem ambiguidade. E nós compartilhamos desta posição”.

Leia mais:
Mujica diz apoiar Dilma por ser quem "mais convém" ao Uruguai
Aborto: a cruzada fundamentalista de José Serra
Presidente de El Salvador diz acreditar em vitória de Dilma no 2º turno
Brasil "tem cara de mulher", diz Cristina de Kirchner sobre eleições


Para eles, as campanhas anônimas na internet que denunciam Dilma por terrorismo e bandidagem por ter participado na luta contra o regime militar, pelo qual foi torturada, e as acusações de que a candidata petista é favorável ao aborto - mesmo que esta questão não faça parte de seu programa – não devem ocupar o espaço do debate das propostas políticas e impedir que os eleitores reconheçam José Serra como um candidato de direita e não um social democrata de centro.

“Por trás dele, a direita brasileira vem mobilizando tudo o que há de pior em nossas sociedades: preconceitos sexistas, machistas e homofóbicos, junto com interesses econômicos mais escusos e míopes. A direita sai do porão”, acrescenta a carta.

Os signatários do documento, entre os quais estão Dany Cohn Bendit, co-presidente do grupo parlamentar de deputados verdes no Parlamento Europeu; Yves Cochet, deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente da França; Philippe Lamberts co-presidente do Partido Verde Europeu e Jérôme Gleizes, dirigente da comissão internacional do mesmo partido acreditam que a mobilização da direita está completamente ligada aos interesses do agro-negócio, o que representa uma ameaça ao meio ambiente.

Sendo assim, uma possível vitória da direita, representaria o triunfo do complexo agro-industrial e dos céticos em matéria de aquecimento global, apesar do tema ter sido tratado de forma ambígua no governo Lula. Ou seja, para eles a vitória de Dilma seria o primeiro passo para uma guinada em direção à revisão do estatuto da floresta que começou a limitar a devastação na Amazônia e no Mato Grosso, e na garantia dos direitos indígenas e suas reservas.

Mesmo com tais convicções, o PV francês não critica Marina Silva por sua abstenção no apoio à esquerda brasileira. De acordo com a carta, a atitude é “compreensível”, já que anteriormente Marina entrou em conflito com Dilma e com o Partido dos Trabalhadores, do qual também já fez parte.

Mesmo assim, a carta insiste que diante das atuais circunstâncias do Brasil, Dilma Rousseff é a pessoa mais adequada para fazer avançar efetivamente a questão ecológica no país. “Já vimos no que se tornou a Grenelle [acordos sociais propostos pelo Ministério do Meio Ambiente francês que deram fim as greves e conflitos de maio de 1968, que paralisaram o país] na França com a direita”, conclui o documento.

Leia na íntegra a carta do Partido Verde francês


Siga o Opera Mundi no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.