sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Momento Vermute com Amendoim

As palavras de PCP a João Gilberto
Esta história foi retirada do livro "Histórias das Minhas Canções - Paulo César Pinheiro", que reúne alguns causos musicais contados pelo próprio Paulinho. Um deles é sobre a música "De Palavra em Palavra", uma parceria dele, do Maurício Tapajós e do Miltinho.

De Palavra em Palavra

"A estrutura melódica remeteu-me a João Gilberto, a quem eu já adorava, e resolvi homenageá-lo. Foi uma tarefa complicada e insana. Cismei de construir um mosaico. A letra seria uma colagem de letras do repertório de João. Só que pra isso tinham que caber os versos de Antonio Maria, Vinicius, Tom, Caymmi, Bôscoli, Ary Barroso, Haroldo Barbosa, na música que se me apresentava. E, lógico, o papo tinha que fazer sentido. Destrinchei os discos do cantor. Decorei-os. E parti pra montagem. Foi conseguindo e me empolgando. Termino um um carinhoso abraço no João, motivo da minha admiração maior".
(...)
"Tempos depois, Miltinho inscreveu a composição num festival de Juiz de Fora. Um jornalista membro do júri, influenciando a opinião dos outros, desclassificou o samba alegando plágio. Depois de tamanho esforço pra o que eu considero um achado, a visão torta de um crítico soa como uma imbecilidade sem propósito".



Quer saber mais sobre o Vermute com Amendoim? O caminho é por aqui: http://www.vermutecomamendoim.com/

2 comentários:

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.