segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Governo do Rio festeja tomada 'inédita' de território ocupada por traficantes

Por Reuters, reuters.com, Atualizado: 25/11/2010 20:07
Beltrame: tiramos deles o que nunca foi tirado, o seu território 

REUTERS
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A ocupação pela polícia da favela Vila Cruzeiro, reduto-chave de traficantes no Rio de Janeiro, representa um importante passo na ofensiva contra as ações de criminosos cometidas nos últimos dias, afirmou o secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame.

Veículos blindados da Marinha e fuzileiros navais participaram, pela primeira vez, de uma megaoperação policial nesta quinta-feira contra o crime organizado, levando à fuga de criminosos do local.

'Se tirou dessas pessoas o que nunca foi tirado, que é o seu território. Se tirou dessas pessoas o que eles chamavam e consideravam porto seguro; faziam suas barbaridades e correm covardemente para o seu reduto protegido por armas de guerra', afirmou o secretário a jornalistas após a ação policial.

O Rio vive, desde domingo, uma onda de violência em que criminosos têm colocado fogo em veículos nas ruas e atacado alvos policiais. Os confrontos entre traficantes e a polícia já deixou ao menos 30 suspeitos mortos.

Ao menos 10 veículos militares blindados da Marinha com metralhadoras, que nunca foram usados nos combates em favelas da cidade, transportaram soldados do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) para o interior da favela. Blindados do Bope, conhecidos como 'caveirão', também foram utilizados.

Imagens aéreas de tevê mostraram dezenas de traficantes armados fugindo da Vila Cruzeiro à pé, de moto e de carro, por uma estrada de terra que leva para o Complexo do Alemão.

'Quando nós tivemos a notícia da possibilidade de utilização dos blindados, imediatamente a decisão de ir à Vila Cruzeiro foi tomada, porque a gente sabe que as informações vindas de casas prisionais veem à Vila Cruzeiro e da Vila Cruzeiro são capilarizadas para várias áreas da cidade e do Estado', afirmou Beltrame.

O secretário reconheceu, no entanto, que apesar de ter sido dado um passo importante, não há nada a comemorar. 'Isso só nos diz que nós devemos ir em frente', afirmou.

Segundo as autoridades, a Polícia Militar não sairá do local. Beltrame afirmou ainda que na sexta-feira serão realizadas novas ações, mas que por razões de estratégia não poderia dar detalhes.

(Por Pedro Fonseca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.