Vou ordenar passar meu coração a limpo.
Há muitos e muitos anos meu coração está todo confuso, enigmático, inexplicável, intenso, apaixonado e desiludido....Desde púbere fui cravando nele todos os anseios, sentimentos, ternuras, aversões, paixões, inquietudes, idéias, agonias, desilusões, sentimentos... E hoje ele se descobriu cheio de lituras, inadvertências, retificações, acertos, tristezas, alegrias.... ativo, pulsante e ansioso.
O que foi cravado um dia em aquarelas rubras com um ideal desmedido e interminável, tempos depois foi rasurado profundamente; daí uma fenda espantosa e funda se abriu.
Afetos tiveram outras dimensões, outros valores, novas e velhas pessoas, aspirações e anseios intensos foram esvaziados pelo ceticismo e esmorecimento do tempo implacável; fadiga ou tédio, de dias rotineiros sem aspiração, somente sobrevivência.
Por cima de aversões, cóleras incontroláveis, cravadas com tenacidade,
re-esculpi ternura, remissão, esperança....
Calemburgos de emoções fidedignas, equívocos colossais, vocábulos e elocuções traçadas em todos os sentidos, resultaram em muitos aborrecimentos e discórdias re-esculpidas.
Eu mesmo custo a desembaralhar o que quis proferir. Já não entendo meu próprio coração, quem poderá compreendê-lo ou decifrá-lo?
Os vernáculos e os anseios conectam-se e se esmagam diurtunamente. Poemas e óperas misturam-se em estilhaços de meigo lirismo implexos romances, paixões...
Por onde eu andava enquanto se re-esculpia a aquarela Shakespeariana, de o idilio conversar de Adão e Eva, na musicalidade de Tom Jobim. É presumível que eu estivesse no meu profundo eu, perdido em conceitos desconcertantes.
Em harmonia, por cima de uma circunspecta reflexão re-esculpi com emoção, pueris poemas, incontáveis ponderações.
Do jeito como vão as coisas, daqui um tempo meu coração será um incomensurável depósito de nuanças e emoções, que nenhum ser será apto a desemaranhar ou a decifrá-lo.
Vou ordenar passar meu coração a limpo e extrair várias copias que hei de espalhar pelas pessoas que me amam e que eu amo.
Com referências alusivas. E provável que eu inclua varias fotos, mas certamente incluirei o retrato de meu coração. Você aceitaria uma copia?
Henrique Matthiesen
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.