quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Folha deturpa notícia sobre ENEM

A manchete enganosa da Folha sobre o Enem

Tem-se duas discussões sobre o ENEM. Uma, os problemas ocorridos na última prova. Outra, sobre a possibilidade de se realizar várias provas do ENEM durante o ano, em vez de concentrar tudo em uma única prova. Na entrevista que me deu, Fernando Haddad explica como será possível aplicar várias provas, assim que o banco de questões estiver pronto.
Quando fala sobre a prova do ENEM, Lula diz que não será anulada porque os problemas foram pequenos. Quando fala sobre a possibilidade de muitas provas do ENEM, Lula diz que poderá haver, para fortalecer o ENEM.
A Folha mistura duas questões distintas e tira sua própria conclusão: Lula admite anular a prova do ENEM e fazer outras, diz que ele contraria a posição de Haddad. Nem adiantou a Nota Oficial do MEC - mencionada no final da matéria - informando que a afirmação de Lula se referia à possibilidade de vários exames por ano.

Folha de S.Paulo - Lula agora admite realizar novo Enem - 11/11/2010

Presidente contraria ministro e afirma que, se for preciso, governo irá refazer a prova, como quer a Justiça

Haddad não comenta; ele defende nova prova para apenas os 2.000 alunos que não fizeram o exame completo

SIMONE IGLESIAS
ENVIADA ESPECIAL A MAPUTO (MOÇAMBIQUE)

LARISSA GUIMARÃES
DE BRASÍLIA

Contrariando o que ministro Fernando Haddad (Educação) tem dito desde segunda-feira, o presidente Lula disse ontem que, se for preciso, o governo fará uma nova prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Em Moçambique, Lula foi questionado pelos jornalistas sobre a decisão da Justiça de suspender o exame do último final de semana após o registro de várias falhas.
"Vamos fazer uma investigação e duas coisas estarão garantidas à juventude brasileira: a Polícia Federal vai fazer todas as investigações para saber o que aconteceu efetivamente e nenhum jovem vai ficar sem cursar a universidade", disse Lula.
"Se for necessário fazer uma prova, faremos. Se for necessário fazer duas, faremos. Se for necessário fazer três, faremos, mas o Enem continuará a ser fortalecido."
Na segunda, porém, Lula descartou a possibilidade de anular a prova, alegando que tinha sido um "sucesso".
Aplicado no último fim de semana para 3,3 milhões de pessoas, o exame teve problemas principalmente no primeiro dia (sábado), quando parte dos exemplares saiu com folhas repetidas ou erradas. Havia erro também no cabeçalho do gabarito.
Houve outros problemas, como uso de celular durante a prova -o que, para a Justiça, mostra que a segurança do exame é falha. A PF investiga ainda denúncia de vazamento do tema da redação.
Devido aos erros, a Justiça Federal do Ceará determinou a suspensão do Enem. O MEC apresentará explicações à Justiça até amanhã.
A pasta informa que três participantes foram eliminados por escrever mensagens no Twitter durante a prova.

SILÊNCIO DE HADDAD

Procurado, o ministro Fernando Haddad não quis falar. O MEC limitou-se a dizer em nota que não vê "necessidade de realizar" nova prova.
"O que o presidente da República afirmou é que o projeto do novo Enem, como anunciado na sua implantação, se consolidará com mais de uma edição por ano", informa em nota à imprensa.
Para o MEC, foram poucos os "verdadeiramente prejudicados". A estimativa inicial é que, das 21 mil provas erradas, cerca de 2.000 não foram trocadas na hora. A pasta também divulgou ontem nota do Conselho Nacional dos Secretários de Educação em apoio à prova.
A Defensoria Pública da União, que também defende a anulação da prova, já recebeu cerca de 3.400 queixas sobre o Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.