quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Morre Nestor Kirchner, ex-presidente da Argentina

27/10/2010 - 11:29 | Marina Terra | Redação

Morre Néstor Kirchner, ex-presidente da Argentina

Atualizada às 12h45
Morreu nesta quarta-feira (27/10) o ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner. Segundo a agência de notícias DyN, o médico presidencial Luis Buonomo informou que o político foi vítima de um episódio de "morte súbita" em sua residência na cidade de El Calafate, localizada na província de Santa Cruz, Argentina. O falecimento foi anunciado pela emissora C5N e pelos jornais Clarín, La Nación e Bae em suas edições na internet. 
Kirchner e sua esposa, a presidente argentina, Cristina, estavam desde o fim de semana em sua casa em El Calafate. Ele será velado no Congresso nacional.
Efe
O ex-presidente Néstor Kirchner ao lado da esposa, Cristina, em foto de 2008


Kirchner fora submetido a uma angioplastia para reparar uma artéria coronária obstruída em 11 de setembro em Buenos Aires, e também havia sido operado com urgência em fevereiro por uma obstrução na artéria carótida direita.

Leia mais:
Amorim diz que morte de Kirchner é perda para América do Sul
Avós da Praça de Maio dizem que Kirchner deu a vida pela Argentina
Eleito durante crise, Kirchner se tornou uma das figuras políticas mais importantes da Argentina  
Argentina celebra o Bicentenário de Independência e aposta na recuperação econômica
Kirchners superam parte das dificuldades e recuperam prestígio
Macarena Aguiló: memórias de uma menina sequestrada pela ditadura
Chanceleres do Mercosul repudiam exercícios militares britânicos nas Malvinas
 
Amorim intensifica negociações sobre Mercosul incluindo participação cidadã e acordo com UE 
Parlasul discute representação parlamentar dos países do bloco 

Após as internações, os médicos haviam recomendado que o político mudasse seu estilo de vida devido ao estresse. O ex-presidente era um dos principais pré-candidatos a suceder Cristina nas eleições que serão realizadas no ano que vem.

Nascido na cidade de Río Gallegos, em 25 de fevereiro de 1950, Kirchner era formado em Direito e exerceu a presidência da Argentina de 2003 a 2007. Antes de assumir a presidência, foi governador da Província de Santa Cruz. Atualmente era secretário-geral da Unasul (União de Nações Sul-Americanas). 



Reações
O vice-presidente, Julio Cobos, manifestou seu pesar pela morte de Kirchner e disse que acompanhava de longe "a dor de Cristina e de seus filhos". Segundo o político, que atualmente faz oposição à Cristina, o ex-presidente teve "um enorme impacto" na política argentina. "Desejamos superar esse momento difícil da melhor maneira possível", disse durante entrevista ao canal TN
O governador de Buenos Aires, Daniel Scioli, qualificou Kirchner de "amigo e companheiro de luta" e lamentou a morte do ex-presidente. "Mais do que nunca, neste momento pessoal e institucional, acompanhemos este difícil momento de Cristina, a presidente de todos os argentinos", afirmou em comunicado.
Já o prefeito de Buenos Aires, Mauricio Macri, opositor do governo e um dos prováveis candidatos às eleições de 2011, afirmou que hoje "é um dia de dor para a Argentina", segundo comunicado publicado pelo Clarín.
Lamentaram o falecimento de Kirchner os presidente da Venezuela, Hugo Chávez e do Peru, Alan García. O chanceler da Bolívia, David Choquehuanca, expressou condolências à família de Kirchner e ao povo argentino. Chávez enviou uma mensagem pelo Twitter à Cristina. “Ai, minha querida Cristina...Quanta dor! Que grande perda sofre a Argentina e a nossa América! Viva Kirchner para sempre!!”. 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi informado oficialmente da morte do ex-presidente Kirchner, informou a assessoria do Palácio do Planalto. Lula estava em Itajaí (SC), onde inaugurou obras do porto da cidade, quando recebeu a notícia. A assessoria disse que ainda não foi definido se a agenda presidencial vai sofrer alterações.
“Recebemos uma notícia triste agora, o nosso embaixador na Argentina nos comunicou que acaba de falecer de ataque cardíaco o ex-presidente da Argentina, Néstor Kircner”, disse o presidente, que ainda não soltou nota oficial de condolências.
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, também manifestou sua dor e pesar pelo falecimento de Kirchner. Lugo disse que Kirchner cumpriu "um papel fundamental nos processos de integração na região". 

Siga o Opera Mundi no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.