quarta-feira, 30 de março de 2011

Bolsonano e o Circo dos Palhaços Incendiários.

Do O Mundo é Fake,
quarta-feira, 30 de março de 2011

O que há por trás de Bolsonaro?


Nesta terça feira, fui surpreendido no Twitter pela indignação coletiva contra o Deputado Jair Bolsonaro, do Partido Progressista (ou seria Regressista?). Pesquisando um pouco mais, descobri que se tratava de declaração infeliz, feita por matéria do programa CQC que foi ao ar na segunda feira à noite.

Não foi preciso ser nenhum gênio para entrar no Youtube, digitar "Bolsonaro CQC" e ver logo no primeiro resultado a matéria, que ao meu ver, pela gravidade do assunto, foi tratada com ar de deboche.

O que logo me preocupou, foi que a reação geral do público, foi exatamente a esperada pelos produtores da matéria... gerar um pseudo sentimento de revolta e indignação com o seu conteúdo.

Em primeira instância, puseram a culpa no Bolsonaro, mas eu iria além.

Marcelo Tas, o sentinela da ditadura, que durante a ocupação do Complexo do Alemão, chegou a sugerir que se fizesse o mesmo com o congresso nacional, além de outras escabrosidades que somente um profuso defensor da democracia é capaz, chegou a ensaiar um ar de indignação com as declarações do Deputado Bolsonaro, bem ao estilo Milton Neves, atacando esse ou aquele jogador de futebol, sabendo que logo surgem das trincheiras, um exército disposto a defendê-los.

A minha impressão é que essa matéria foi meticulosamente produzida, para gerar a reação que ela efetivamente gerou, criando uma cortina de fumaça para desviar a atenção do público de discussões mais importantes e ao mesmo tempo, promovendo uma moção popular contra o Deoutado, que seguiu um roteiro tão planejado, que possibilita que qualquer advogado meia boca consiga livrá-lo de uma condenação mais séria pelo conselho de ética da Câmara dos Deputados.

Tal absolvição permite um precedente para que outros Bolsonaros saiam de tuas tocas e façam o mesmo, sob o pretexto de que não estão fazendo nada mais do que Bolsonaro fez.

Acredito, portanto, que o assunto que o público em geral repudia, não é exatamente o alvo principal da situação aqui. Isso não tem nada a ver com gays, homossexuais, negros, cotistas ou qualquer outro assunto passível de polêmica.

Programas sensacionalistas como o de Márcia Goldschmidt, Luciana Gimenes, entre outros, trazem todos os dias personagens patéticos como o Dep. Jair Bolsonaro, simplesmente para criarem polêmica e atrair atenção (a.k.a. audiência).

A "mágica" da democracia é exatamente essa aberração cultural, que permite que qualquer idiota diga na TV o que durante a ditadura somente idiotas dos quartéis que criaram Bolsonaro podiam dizer.

A mídia não é idiota... sabe muito bem o que está fazendo e eu, como também não sou nenhum imbecil, sei exatamente o que a mídia faz.

Porque o mundo é assim, meus amigos... O mundo é fake!



André Menegatti
Designer, publicitário, mercadólogo, sociólogo, filósofo e acima de tudo, um ser humano que busca ver o mundo com um olhar mais apurado, além do óbvio e do simplista.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.