sábado, 15 de maio de 2010

Paris "apoia" os passos do presidente brasileiro em relação ao Irã

Publicado no Portal do Nassif

11/05/2010 - 22:15

França aprova estratégia brasileira para o Irã

Por alfredo machado

Nassif:

Paris “apoia” os passos do presidente brasileiro em relação ao Irã

AFP | 11/05/2010 18:09
O ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, afirmou nesta terça-feira que a França apoia “plenamente as providências” do presidente brasileiro, que visitará o Irã no dia 16 maio, de pedir a Teerã que aceite negociar uma troca de seu combustível nuclear.
“O presidente Lula é sincero em sua vontade de diálogo. Saúdo sua determinação em favor da paz, pelo que respeitamos e apoiamos as medidas tomadas”, declarou Kouchner à AFP.
“Trabalhamos todo o tempo com os iranianos, até agora sem resultados palpáveis. Desejamos que o presidente Lula tenha mais sorte”, acrescentou, destacando que Paris trabalhava “muito estreitamente” com seus “parceiros brasileiros nestas circunstâncias”.

No início de maio, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad havia aprovado uma proposta brasileira de acolher em seu território uma troca de urânio destinada ao Irã.
Os países ocidentais e o Irã divergem há meses sobre a liberação de urânio altamente enriquecido do qual Teerã precisa para seu reator experimental, em troca de urânio levemente enriquecido.

No final de abril, o chefe da diplomacia brasileira, Celso Amorim, havia declarado a Teerã que seu país estava pronto a examinar uma troca em seu território. Mas o presidente Luiz Inacio Lula da Silva descartou logo a ideia, explicando que, para isso, existiam “locais mais próximos do Irã”.
O presidente brasileiro visitará Teerã entre os dias 16 e 17 de maio.
O Brasil e a Turquia se opõem a novas sanções contra o Irã, exigidas pelas potências ocidentais da ONU que criticam Teerã por querer dotar-se de armamento nuclear, o que o Irã desmente.
Para acompanhar pelo Twitter:clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.