segunda-feira, 24 de maio de 2010

PiG(*) inventa que FHC salvou Lula do impeachment. Só faltava

PiG(*) inventa que FHC salvou Lula do impeachment. Só faltava essa 

Publicado em 23/05/2010 


Ele queria ver o Lula morto
O jornal Valor, deste fim de semana, publica longa reportagem para demonstrar que foi o notável estadista Farol de Alexandria quem salvou o pobre coitado do Lula da crise do mensalão (o do PT **).

Só faltava essa.
Trata-se de reportagem com fontes anônimas, esse jornalismo neo-investigativo de colocar aspas em declarações que o repórter não testemunhou.
Dessas contribuições do PiG (*) à Cultura Ocidental.
E lá está o sábio, o estadista, o onissapiente Fernando Henrique Cardoso, aquele que iluminava a Antiguidade e foi destruído num terremoto.
É ele quem impede a oposição de derrubar o Lula, depois que o Duda Mendonça confessou numa CPI que recebia em contra secreta.
Papo furado.
O Farol de Alexandria desautorizou a oposição a tentar o impeachment – se é que a oposição conseguiria realizá-lo – por mero cálculo político.
É a “teoria do sangramento”, a que o Conversa Afiada se referiu diversas vezes, depois de ouvir de interlocutor do Farol, desses que se hospedavam no Palácio do Alvorada para trocar receita de veneno, madrugada adentro.
A “teoria do sangramento” – que se tornará um legado mais consistente do que a “teoria de dependência” – consistia em deixar o Lula sangrar, sangrar, e fazê-lo chegar exangue à eleição.
Na dita eleição, com o metalúrgico, nordestino, “ignorante” do Caetano, exangue, ele, o Farol, se tri-elegeria nos braços do povo, como De Gaulle que re-emergisse de Colombey-les-deux-églises, triunfante.
Ao fundo, Gloria in excelsis deo.
Simples.
Cálculo político rasteiro, de botequim.
Nada de sobrenatural, genial.
A reportagem neo-investigativa tem outra informação interessante.
Transforma o banco português Espírito Santo num neo-vilão.
Os portugueses do Espírito Santo seriam o novo “ Banco Rural”, o Marcos Valério de bigodões, a encher a burra do PT de grana.
Interessante.
O Espírito Santo é um dos acionistas da empresa “Ongoing”, que edita no Brasil o jornal “Brasil Econômico, concorrente do Valor – êpa, êpa !
A “Ongoing” acaba de comprar o jornal O Dia, no Rio, no quintal do Globo, dos filhos do Roberto Marinho – eles não têm nome próprio.
O Valor é uma associação do Globo com a Folha (***).
Pano rápido.
Paulo Henrique Amorim

(*)Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista
(**)O mensalão dos tucanos de Minas agora se enrolou. O ex-presidente do PSDB, o senador Eduardo Azeredo se tornou réu no processo. De resto, como diz o Mino Carta, ainda está por provar-se que tenha existido um “mensalão”. Ou se foi a Caixa Dois de campanha, velha de guerra.
(***)Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que avacalha o Presidente Lula por causa de um comercial de TV; que publica artigo sórdido de ex-militante do PT; e que é o que é, porque o dono é o que é ; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.