sábado, 15 de maio de 2010

A agenda de Lula na Rússia

Publicado no Portal do Nassif
13/05/2010 - 18:34

A agenda de Lula na Rússia

Do Portal de Luís Nassif

Do Blog de Maria Dirce

Lula oferece a russos almoço típico com cachaça e cafezinho para atrair investimentos
A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara para amanhã (14) um almoço à brasileira para ser oferecido aos políticos e empresários da Rússia. O objetivo é convencer os russos a aumentar a pauta de exportações e importações com o Brasil baseado na confiança de que a economia russa deverá crescer 3,5% ao ano. Atualmente, o valor do comércio bilateral entre o Brasil e a Rússia é de US$ 4,3 bilhões.
No almoço a ser oferecido aos russos, eles serão recepcionados com carne de boi e frango preparados à moda brasileira, cachaça nacional, cafezinho e mais a cerveja da marca Brahma – cuja fórmula é nacional, mas há produção também na Rússia. O almoço será servido em Moscou, onde Lula fica até amanhã. O embaixador do Brasil na Rússia, Carlos Antonio da Rocha Paranhos, disse hoje (13) que a meta é diversificar a pauta do comércio.
Segundo Paranhos, o Brasil exporta para a Rússia, principalmente, carne de boi e frango, além de açúcar. De acordo com ele, o ideal é ampliar as ofertas aproveitando que o país se recupera dos efeitos da crise econômica mundial. “Há uma expectativa grande de que essa recuperação se reflita no comércio”, afirmou.
Na chegada a Moscou, o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores, Norton de Andrade Rapesta, reiterou a análise do embaixador ao afirmar que o Brasil é um dos principais exportadores de carne para os russos, mas é essencial ampliar as opções. Rapesta lembrou, ainda, que os russos vendem para o Brasil insumos agrícolas – fertilizantes, em geral.
O comércio bilateral entre o Brasil e a Rússia atingiu a marca de US$ 8 bilhões anuais, em 2008. Mas, com a crise econômica, a Rússia sofreu retrações em vários setores refletindo nas parcerias bilaterais e multilaterais, afirmam negociadores brasileiros. Uma das alternativas para facilitar as negociações, que será discutida amanhã por Lula e Medvedev, é a adoção de moeda local na comercialização de mercadorias, como ocorre com a Argentina.
Durante a visita, Lula e Medvedev assinarão acordos em vários setores – desarmamento, não proliferação de armas, militar, espacial, direitos humanos, cultura, segurança da informação e científico. Mas o destaque é o Plano da Ação da Parceira Estratégica Brasil-Rússia, que engloba as de pesquisa em tecnologia e defesa.
Da Rússia, Lula segue para Doha, capital do Catar, na Península Árabe. O presidente tem reuniões com o emir do Catar, Hamad bin Khalifa Al Thani, e assina acordos bilaterais nas áreas de cultura, turismo e educação. Depois, ele vai para o Irã, no sábado (15), para reuniões com o presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.