segunda-feira, 24 de maio de 2010

O conservadorismo de Marina Silva racha o PV

No Portal do Nassif

20/05/2010 - 23:23

O racha no PV

Por Gunter Zibell

8)Vem aí um novo partido, como dissidência dos verdes?
(Da série porque não é possível agradar a todos todo o tempo…)
1) RJ: Cesar Maia diz que PV pode apoiar Dilma no segundo turno
“Pré-candidato do DEM ao Senado, o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, sugeriu, nesta quarta-feira (19), que o presidente regional do PV, Alfredo Sirkis, estaria inclinado a seguir o ministro da Cultura Juca Ferreira e apoiar a petista Dilma Rousseff, ao menos no segundo turno. Ferreira afastou-se do PV em março, pedindo suspensão por um ano da legenda, para permanecer no cargo e apoiar a candidata petista.
Maia postou no Twitter que “o que divide verdes-cariocas é o segundo turno presidencial: de um lado, amigos do ministro da cultura e de outro amigos do José Serra”. Na primeira situação, o ex-prefeito refere-se à Sirkis e à vereadora Aspásia Camargo, cuja pretensão de concorrer ao Senado pode ter ido por água abaixo com a definição do TSE de que partidos coligados para governos estaduais não podem lançar mais de dois candidatos a senador, nem um candidato por fora da coligação. ” Mais…
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4439800-EI15315,00-RJ+Cesar+Maia+diz+que+PV+pode+apoiar+Dilma+no+segundo+turno.html

2) Líder gay baiano deixa PV por discordar de Marina Silva
“O presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), o historiador e ativista Marcelo Cerqueira, anunciou que deixará o PV e deve ingressar no PT, depois de 10 anos de militância ao lado dos verdes. O ativista justificou sua saída pelo fato de a pré-candidata à presidência Marina Silva ser “dissimulada”, segundo ele, e os verdes estarem se tornando um partido de “direita reacionária”. Cerqueira, que é presidente do grupo desde 2007, aponta posições de Marina contra, por exemplo, o aborto, como questões-chave para a sua decisão.
O fato de a senadora também não apoiar a bandeira homossexual incomoda o ativista. “Nós não temos nenhuma declaração dela de apoio concreto à luta dos homossexuais. A declaração que tem é pejorativa, pois ela recusou a bandeira dada pelo companheiro (vereador) Sander Simaglio, do PV em Minas Gerais”, disse.
Para Cerqueira, a religião da pré-candidata fortalece sua decisão. “Não dá para confiar. Na igreja em que ela comunga (Assembleia de Deus) tem o Silas Malafaia, que é um radical e um perseguidor dos homossexuais no Brasil inteiro”, afirmou. “Não posso continuar com gente que convive com esse cidadão e certamente comunga dos mesmos ideais. Para mim, Marina é uma dissimulada”, disse. Procurado pela reportagem do Terra, a assessoria do pastor informou que ele estava viajando.” Mais…
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4438889-EI15320,00-Lider+gay+baiano+deixa+PV+por+discordar+de+Marina+Silva.html
3) Dissidentes do PV criam Partido Livre e vão apoiar Dilma
“Em processo de legalização, o Partido Livre deve ser o vigésimo oitavo partido político brasileiro registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Formado por dissidentes do PV de 15 Estados, que discordam do rumo da legenda nos últimos anos, o Livre realiza seu primeiro encontro nacional neste sábado (22) na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
O presidente do novo partido em Minas Gerais e um dos fundadores do Livre, Carlos Magno Taborda, disse ao Terra que um dos motivos que levou o grupo, formado basicamente por jornalistas e acadêmicos, a fundar o partido é porque eles “não aceitaram o fato do PV colocar Marina Silva como pré-candidata à presidência”. Mais…
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4441361-EI15311,00-Dissidentes+do+PV+criam+Partido+Livre+e+vao+apoiar+Dilma.html
Para acompanhar pelo Twitter:clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.