segunda-feira, 24 de maio de 2010

China rompe ceticismo internacional e diz ser favorável a acordo do Irã

FolhaOnline

18/05/2010 - 08h15

China rompe ceticismo internacional e diz ser favorável a acordo do Irã

A China anunciou nesta terça-feira ser favorável ao acordo para a troca de combustível nuclear iraniano em território turco, assinado na segunda-feira por Irã, Brasil e Turquia. A reação da China, que se opõe a sanções, rompe com o ceticismo demonstrado na véspera pelos outros membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

José Alencar diz que acordo assinado com Brasil vai evitar sanções
Podcasts - Acordo nuclear gera embate entre senadores brasileiros
Eliane Cantanhêde: Ainda é cedo para comemorar acordo com Irã
Análise: acordo com Irã dá protagonismo global a Brasil e Turquia
Irã deve confirmar acordo nuclear por escrito, diz agência da ONU

"Apoiamos o acordo, consideramos importante", declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Ma Zhaoxu. "Esperamos que isto ajude a promover uma solução pacífica à questão nuclear iraniana".
O acordo assinado ontem determina que o Irã envie 1.200 quilos de seu urânio enriquecido a 3,5%, em troca de 120 quilos de urânio enriquecido a 20% na Rússia ou França --suficiente para a produção de isótopos médicos em seus reatores e muito abaixo dos 90% necessários para uma bomba. O urânio enriquecido seria devolvido ao Irã no prazo de um ano.
A troca acontecerá na Turquia, país com proximidades com Ocidente e Irã, e sob supervisão da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e vigilância iraniana e turca.
A troca de urânio iraniano em solo exterior era tema da proposta feita pelo grupo dos 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha) em outubro passado, sob mediação da AIEA. Na época, o Irã rejeitou a proposta por falta de garantias da entrega do urânio enriquecido e, em fevereiro passado, iniciou o enriquecimento de urânio a 20% em seu próprio território.
A medida, vetada ao Irã por resoluções do Conselho de Segurança, incitou uma campanha dos Estados Unidos por uma quarta rodada de sanções no órgão. O país conta com o apoio da França, Reino Unido e de uma relutante Rússia, mas ainda precisa convencer a China.
Sanções continuam
As grandes potências permaneceram céticas em relação ao acordo mediado por Brasil e Turquia, e analistas acham que o fato não resolverá a divisão internacional acerca desse assunto nem evitará a adoção de novas sanções da ONU a Teerã.
O Irã já sofreu três rodadas de sanções por causa do seu programa nuclear, apesar de insistir no caráter pacífico de suas atividades.
A proposta assinada em Teerã foi feita no ano passado pela ONU sob a premissa de que o Irã abandonaria o enriquecimento de urânio e ficaria mais distante de purificar o material radiativo até o grau necessário para o uso em armas.
Mas, após anunciar o acordo com Brasil e Turquia, o Irã informou que não pretende abandonar suas atividades de enriquecimento de urânio.
A Casa Branca disse que o Irã precisa dar outras provas do caráter pacífico do seu programa atômico. 'Diante do repetido fracasso do Irã em cumprir seus próprios compromissos (...), os Estados Unidos e a comunidade internacional continuam tendo sérias preocupações", disse um porta-voz. "Acho que estamos fazendo um sólido progresso a respeito de uma resolução com sanções."
Um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano disse que Washington mantém o desejo de "se envolver com o Irã em qualquer lugar, a qualquer momento, desde que o Irã esteja preparado para tratar as preocupações da comunidade internacional a respeito do seu programa nuclear." Esse porta-voz disse que, enquanto isso, os EUA continuarão buscando novas sanções.
O Reino Unido afirmou que a preparação de novas sanções da ONU deve continuar, e que a adoção do acordo pelo Irã 'pode ser apenas mais uma tática protelatória", segundo o secretário (ministro) de Relações Exteriores, William Hague.
A AIEA, um órgão da ONU, tampouco se manifestou. Diplomatas disseram em Viena, onde fica a sede da agência, que aparentemente a AIEA não foi informada sobre os detalhes do acordo, anunciado em Teerã durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A França indicou que o acordo não vai resolver as principais questões.
"Não nos enganemos, uma solução para a questão (da troca de combustível), se acontecer, não fará nada para resolver o problema representado pelo programa nuclear iraniano", disse a chancelaria em nota.
O presidente russo, Dmitri Medvedev, manifestou preocupação semelhante. "Uma questão é: será que o Irã vai ele próprio enriquecer urânio? Até onde entendo por funcionários daquele Estado, tal atividade será continuada. Nesse caso (...), essas preocupações que a comunidade internacional tinha antes continuariam."
Medvedev discutiu por telefone o assunto com Lula e "avaliou positivamente os esforços conjuntos do Brasil e da Turquia para promover uma solução política e diplomática para o problema nuclear iraniano", segundo comunicado do Kremlin.
"Depois disso, precisamos decidir o que fazer: as propostas são suficientes ou é preciso algo mais? Então acho que uma pequena pausa nesse problema não faria mal nenhum", afirmou.
O presidente iraniano, Mamhoud Ahmadinejad, pediu ao 5+1 que reabram negociações com o seu país.
"Eles deveriam saudar o grande evento que ocorreu em Teerã e se distanciarem da atmosfera de pressão e sanções para criar uma oportunidade para a interação e a cooperação com o Irã." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.