terça-feira, 13 de julho de 2010

Trolóló na fábrica de genéricos em SP

Saúde

Inaugurada há um ano em SP, fábrica

de genéricos não funciona

Fundação para o Remédio Popular (Furp), ligada ao governo estadual, diz que depende de autorização da Anvisa, que, por sua vez, nega necessidade de tal licença


Publicado em 14/06/2010, 14:25 - Última atualização às 15:26


Serra na inauguração de fábrica, em julho de 2009: Furp atribui entrave à Anvisa, que nega necessidade de parecer (Foto: Ciete Silvério/Divulgação)
São Paulo – Ainda não entrou em funcionamento a unidade da Fundação para o Remédio Popular (Furp) em Américo Brasiliense (SP). Inaugurada no ano passado com a presença do então governador José Serra (PSDB), a fábrica produziria medicamentos genéricos contra hipertensão, diabete, doenças mentais e cardiovasculares, mal de Parkinson e colesterol.
A solenidade oficial foi no dia 1º de julho de 2009. Um vídeo oficial disponibilizado no canal da Secretaria estadual de Comunicação no Youtube, mostra a cerimônia, em que Serra explicou a importância da fábrica. O superintendente da unidade à época, Ricardo Oliva, afirmava que a indústria farmacêutica tem de cumprir uma série de exigências para ser autorizada a operar, “o que deve demorar de 8 meses a 1 ano e meio”.
Em nota oficial, por meio da assessoria de imprensa, a Furp admite a inoperância da fábrica e afirma que a expectativa é que no final de 2010 sejam produzidos os lotes pilotos, “após certificações, registros e validações de sistemas, que são submetidos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para então iniciar a comercialização”. Todas essas etapas, prossegue o texto, têm de obedecer criteriosamente as normas regulatórias da agência. Esses procedimentos são comuns no setor de fabricação de medicamentos.”
Procurada pela Rede Brasil Atual, a Anvisa esclarece que não compete ao órgão certificar, registrar ou validar sistemas de unidades ou filiais de matrizes já registradas e autorizadas. Segundo a área técnica da agência federal, a própria empresa deve fazer essa qualificação e, quando tudo estiver pronto, solicita uma inspeção da vigilância sanitária local, que concede a licença sanitária se tudo estiver conforme as exigências.
Embora tenha sido inaugurada em julho, o concurso para contratação de funcionários para a fábrica foi realizado apenas em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.