sábado, 24 de julho de 2010

Debate presidencial na internet é cancelado

22/07/2010


Serra desiste de debate na internet e portais cancelam o evento

Agora à noite, o candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, também desistiu de participar do Debate On-Line 2010, promovido pelos portais iG, MSN, Terra e Yahoo!. Aguarda-se para logo mais uma nota oficial com os motivos da desistência. Em função da desistência de Serra e da ausência da candidata petista, Dilma Rousseff, anunciada anteriormente, o debate não será mais realizado.

Aliados da campanha de Serra passaram a semana criticando a candidata Dilma Rousseff por "fugir dos debates". Agora, terão que justificar a ausência do tucano neste que seria o primeiro debate presidencial da história da internet brasileira. O debate estava programado para acontecer na segunda-feira, 26 de julho, às 15h.

Dilma não vê problemas em Marcelo Branco opinar

Nesta quinta-feira (22), Dilma afirmou que é "normal" o coordenador de sua campanha na internet, Marcelo Branco, ter defendido sua participação no debate. Marcelo Branco escreveu no Twitter que gostaria de ver "Dilma lá" (no debate).

"Eu não vejo nenhum problema em o Marcelo ter falado isso. Acho que o Marcelo está fazendo bem, porque está defendendo a posição de uma pessoa que vê a internet como uma grande mídia", disse. "Acho normal o Marcelo branco externar a posição dele. A gente trabalha assim, não vejo mistério nenhum nisso".

Como outros petistas já declararam, Dilma também alegou questões de agenda para não comparecer ao debate. "Nós temos um nível de convites um tanto quanto significativo. São vários jornais, são quatro debates na TV aberta".

A candidata disse que sua coordenação propôs um debate único de todos os portais. "Nós propusemos para os diferentes portais fazer um debate de todos os portais. Quem nos procurou primeiro foi o UOL. Então nós dissemos ao UOL: nós iremos ao debate quando for para todos os portais, porque não dá pra fazer todos os portais, por favor, então, organizem um debate".

"O UOL mostrou pra nós que mandou carta para os outros portais. Infelizmente, não sei, não é da minha esfera de competência nem da minha campanha discutir porque não foi possível fazer um só. Então, decidimos ir no que primeiro nos convidou. Não temos condições de atender a todos os pedidos".

Dilma disse que os convites para debates vêm não apenas da imprensa, mas de instituições e organizações e que, se fosse atender a todos, não teria tempo para fazer campanha.

"Faltam 72 dias (para as eleições). Se você for tirando, eu tenho pra fazer campanha 30 dias, 35, 40 dias. E a gente tem que cobrir o Brasil inteiro. Estamos adotando até uma tentativa de fazer duas, três cidades por dia, senão não dá tempo", disse. "Peço a compreensão e explico pra vocês o que está acontecendo".

Especialistas em marketing político costumam dizer que debate entre candidatos é espaço privilegiado para quem está perdendo e uma armadilha constante para quem está ganhando. Por isso, costumam recomendar aos seus candidatos que não compareçam a debates em "terreno inimigo" nem se exponham em demasia quando estão liderando as pesquisas.

Com informações do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.