terça-feira, 20 de julho de 2010

O útil (prá vc) ao agradável (prá o cliente)

·         Criação

·         Propaganda

Ofereça entretenimento disfarçado de propaganda

13/07/2010 21:25
Por: Raphael Lacerda

O público procura entretenimento e utilidade - e a propaganda vai dar certo se divertir o cliente e acrescentar alguma coisa. Para criar, use três variáveis.

Vivemos em um novo ambiente de marketing, onde os consumidores estão mais resistentes às mensagens comerciais que divulgam algo não relevante para eles.
Neste momento, as ações que dão melhores resultados são as que oferecem alguma experiência alegre e divertida, sem tentam vender diretamente.
A aceitação do produto é bem maior quando o cliente participa do processo e não apenas recebe mensagens de forma passiva e por isso várias agências desenvolvem ações de engajamento.
Na internet e em vários meios físicos que também utilizam as novas ferramentas de comunicação, duas linhas de ações separam o sucesso do fracasso. A primeira é o entretenimento e a segunda a utilidade.

Entretenimento e utilidade

Qualquer pesquisa do comportamento online dos usuários deixa bem claro – o que mais se faz na internet é ver vídeos, conversar com amigos, jogar games, ou seja, se entreter.
As empresas precisam entender que neste novo espaço não adianta fazer propaganda disfarçada de entretenimento, a nova ideia é fazer entretenimento disfarçado de propaganda.
Passar uma imagem mais divertida e interessante em seu marketing diferente das abordagens institucionais sisudas e pouco atrativas não é nenhum pecado.
Google, Zappos, Apple e diversas outras empresas transmitem um cultura mais humana e assim conseguem maiores resultados, pois os consumidores sentem uma maior proximidade e uma maior identificação.
Ok, mas apenas ser divertido não basta – outro fator decisivo é a utilidade.
Deve existir alguma vantagem na interação, pois querendo ou não o consumidor precisa de motivação para se relacionar. Por isto, ações, por mais criativas que sejam, precisam de relevância para que a dinâmica de resultados funcione.
Chegar a este ponto não é fácil e para ajudar deixo uma ferramenta que usamos na agência em que trabalho. Ela pode ajudar a desenvolver uma linha de pensamento para retirar da cultura dos clientes algo que possa realmente ser interessante quando transportado para os meios digitais.
{Imagem}
É simples, mas pode ajudar bastante na geração de ideias e insights para campanhas.
Primeiro se junta informações macro sobre três variáveis. Depois cruza se os dados até a “Big Idea” que fascine as pessoas. [Webinsider]
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Sobre o Autor

Raphael Lacerda (raplacerda@gmail.com) é planner na Agência i3 e mantém o blog Mercado Binário.
Url original: http://webinsider.uol.com.br/2010/07/13/ofereca-entretenimento-disfarcado-de-propaganda/
    Publicada em: 13/07/2010 21:25
    Impresso em: 20/07/2010
[editor] vtardin@webinsider.com.br

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