domingo, 18 de julho de 2010

Quando o blog vira negócio

Criando um blog capaz de atrair investimentos

06/07/2010 20:07
Por: Roberto Soares Costa

A ideia de abrir um blog visando receita com publicidade é uma opção difícil, mas possível. Exige comprometimento e estratégia para manter conteúdo que atraia e mantenha audiência.

Unir o útil ao agradável, o prazeroso ao lucrativo, também não é uma má ideia na internet. As janelas de possibilidades são muitas, no entanto qual vai trazer bons ventos ($), é que nos faz parar, pensar e planejar.
Não é uma tarefa fácil, exige comprometimento e estratégia. Um blog, por exemplo, pode ser uma boa fonte de renda. Neste artigo, pretendo dividir um pouco das minhas experiências no assunto, depois de conquistar resultados de sucesso em campanhas de marketing de nicho, atuando principalmente em blogs.
Existem casos de blogs que estão há muito tempo no ar e somente agora começam a render frutos, outros nem chegam a render. Neste negócio duas coisas são fundamentais: conteúdo relevante e audiência.
Criar um canal de informação que atraia público e empresas anunciantes é trabalho constante. Se você quer ganhar dinheiro deve oferecer ao seu cliente (anunciante) retorno de investimento.
O sucesso de um blog está na interatividade com seus visitantes e seguidores. Para isso, é preciso alimentar constantemente seu canal de comunicação e atrair cada vez mais acessos com experiência positiva, ou seja, satisfazer o interesse, solucionar a necessidade daquele público que chegou até você.
Faça o possível para entregar informação completa sobre os temas que está abordando, para que o anúncio do produto ou serviço veiculado seja como uma informação complementar ao que ele está buscando.
Por exemplo, se você atua como um difusor de conteúdo relacionado a esporte e sua audiência é principalmente de praticantes de esporte, os produtos anunciados deverão ser pertinentes a este perfil. Ofereça espaços para veiculação de anúncios de artigos esportivos, vestuário esportivo e etc…
Imagine que aquele visitante que entrou nos seu blog para ler um artigo sobre corrida pode se interessar por aquele tênis para corredor que o banner do seu anunciante oferece em promoção.
Uma boa estratégia também é criar promoções para premiar e agradar seus seguidores – eles são fundamentais na divulgação do seu blog. Essas promoções podem ser viabilizadas em parceria com seus anunciantes.
Se o conteúdo que você disponibiliza atrai o público de interesse e sua audiência cresce cada vez mais, sua primeira missão já foi cumprida. Agora o que deve pensar é como atrair com mais força seus anunciantes. Para isso, serviço completo também.
Prepare seu mídia kit, pois você já tem potencial para manter seu blog e manter uma boa renda. O mídia kit é seu material comercial.
Monte uma apresentação contando a história do seu blog, o segmento de atuação, perfil e região de maior audiência, números de acessos conquistados mensalmente e a relevância que ele tem sobre os seus leitores e o portfólio de projetos realizados.
Para que tudo aconteça de forma agradável e para que você seja feliz nesta aposta, pense qual nicho irá explorar, ou seja, escolha um segmento específico, mas que você realmente goste, pois não será tão simples se for sobre algo que não se tenha total domínio sobre o assunto. E a ideia é que este trabalho não se torne um fardo difícil de carregar e sim um grande prazer.
Em caso de dúvida de qual nicho escolher, inicialmente você pode optar por desenvolver um blog sobre variedades, o que poderá servir como “termômetro” capaz de norteá-lo a alguma possível direção.
E um detalhe importante: escolha um domínio condizente com o nicho que pretende explorar. Se não quiser registrar um domínio só para o blog, crie-o num subdomínio que inclua a palavra-chave (ou até mais de uma) que defina o nicho do blog.
Estas dicas são um apanhado geral de como se pode proceder para ter sucesso neste negócio. No entanto, quanto mais criativo você for maiores serão as suas chances de se destacar nesta competição por audiência e venda de espaços publicitários. [Webinsider]
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Sobre o Autor

Roberto Soares Costa (robertocosta.gp@gmail.com) foi cofundador da Iworks Internet Solutions, em 2001, membro do conselho diretor da Brivia até sua aquisição pelo GAD, quando se tornou Gad'Brivia, onde atuou como gerente de projetos. Atualmente desenvolve suas qualificações como consultor independente em posicionamento digital, conteúdo e marketing.
Url original: http://webinsider.uol.com.br/2010/07/06/criando-um-blog-capaz-de-atrair-investimentos/
    Publicada em:
06/07/2010 20:07
    Impresso em:
17/07/2010
[editor] vtardin@webinsider.com.br

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