sexta-feira, 9 de julho de 2010

A bola imprevisível da Copa da Africa do Sul

Publicado no estadão.com.br

Cientistas da Nasa confirmam trajetória 'imprevisível' da Jabulani

Análise revela que costuras, junto ao peso baixo, podem ser a causa de trajetórias aleatórias da bola

08 de julho de 2010 | 18h 37
Efe
WASHINGTON - A Nasa (agência espacial americana) confirmou nesta quinta-feira, 8, que a Jabulani, quando viaja a mais de 72 km/h, passa a ter percurso "imprevisível".


Reuters
Nasa diz que Jabulani, quando viaja a mais de 72 km/h, passa a ter percurso 'imprevisível'
A bola da Copa da África do Sul, produzida pela Adidas, pesa 440 gramas. Segundo a Nasa, as costuras, junto ao peso baixo, podem ser a causa de trajetórias aleatórias.
Segundo o engenheiro aeroespacial Rabi Mehta, um dos que pesquisaram as ações da bola, "é óbvio que existe um efeito" na Jabulani, que descreve um caminho impreciso.
Para explicar o comportamento estranho, Mehta assinala que, quando uma bola relativamente lisa parece voar sem muito efeito, o contato do ar com a superfície é alterado pelos canais de suas costuras.
Essa assimetria cria forças laterais que podem, de repente, empurrar a bola em uma direção de forma aleatória e causar giros bruscos e quedas.
A imprecisão da bola pode ser afetada também pela altitude em que estão alguns estádios do Mundial, onde a densidade do ar é baixa, como os 1.700 metros de Johanesburgo, palco da final entre Espanha e Holanda.
De acordo com os pesquisadores, na altitude como a de Johanesburgo, a bola pode tender a viajar mais rápido, mas também a desviar menos sua rota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.