sábado, 4 de dezembro de 2010

O lobby para tirar Celso Amorim do Itamaraty.

03/12/2010 

As decisões para o Itamaraty 
A estratégia de Lula consistiu em criar contrapontos permanentes em seu governo, de maneira a montar um leque amplo de apoios e reduzir pontos de tensão.

Na frente externa, por exemplo, através do chanceler Celso Amorim, de Samuel Pinheiro Guimaraes (e do assessor especial Marco Aurélio Garcia) o Itamaraty mantinha uma atitude de independência em relação aos Estados Unidos. O contraponto era exercido pelo Ministro da Defesa Nelson Jobim.

O mesmo ocorreu na frente interna, entre o espaço aberto aos movimentos populares e eventuais resistências nas Forças Armadas. Numa ponta Paulo Vanucchi, dos direitos humanos; na outra, o próprio Jobim, verbalizando reclamações das Forças contra o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH) mas, assim procedendo, esvaziando qualquer manifestação de insubordinação.

***

Ontem, o jornal "Folha de S. Paulo" anunciou a intenção do governo Dilma Rousseff de indicar Antonio Patriota, ex-embaixador brasileiro nos EUA, como Ministro das Relações Exteriores.

Pode ser um mero balão de ensaio, prática abundante em períodos de definição ministerial. Se confirmada, a decisão poderá comprometer o protagonismo internacional brasileiro.

Dada a exuberância de Amorim, o substituto teria enormes dificuldades em manter o protagonismo atual da diplomacia brasileira. Mas a Patriota, pelas informações, faltam alguns atributos indispensáveis.

É visto como um diplomata eficiente, mas não um "policy maker", um homem capaz de definir políticas institucionais. E os desafios são amplos e diversificados.

***

Internacionalmente, manter a liderança brasileira sobre emergentes nos fóruns internacionais. É um espaço conquistado em parte graças à melhoria da percepção sobre o Brasil e à exuberância de Lula e Amorim. Mas principalmente devido à capacidade de Amorim de formular uma estratégia de protagonismo para cada situação vivida – da Rodada Uruguai, na OMC (Organização Mundial do Comércio) às reuniões do G20.

Além disso, preservar o espaço conquistado na América Latina, tendo que conviver com vizinhos espaçosos, como Hugo Chaves, Cristina Kirchner.

***

Até pode ser que Patriota seja o mais capacitado, na hipótese difícil de substituir Amorim. Mas é evidente o esforço articulado de alguns setores anti-Amorim para emplacar Patriota.

Ontem, o jornal "Folha de São Paulo" anunciou a indicação de Patriota. Era balão de ensaio. À tarde, O Globo anunciou que Patriota havia sido "aplaudido pelo Ministério das Relações Exteriores". Na verdade, o aplaudo foi de um diplomata aposentado, Jerônimo Moscardo

Postado por Saul Leblon às 10:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.