sábado, 4 de dezembro de 2010

Brasil reafirma sua soberania no plano internacional

Internacional 
Brasil reconhece estado Palestino com fronteiras pré-1967 

Por: Redação da Rede Brasil Atual 
Publicado em 03/12/2010, 17:05

Última atualização às 17:47

Governo brasileiro reconheceu o Estado palestino nas fronteiras existentes antes da Guerra dos Seis Dias, em 1967. (Foto: Darren Whiteside/Reuters)


São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu, em carta enviada ao presidente da Autoridade Nacional da Palestina, Mahmoud Abbas, o Estado palestino com as fronteiras existentes em 1967. Em comunicado, o Itamaraty faz o reconhecimento em resposta à carta enviada por Abbas com solicitação nesse sentido.

A iniciativa, pondera o Ministério de Relações Exteriores, é coerente com a posição histórica do Brasil e reafirma a contribuição para o processo de paz entre Israel e Palestina. O Brasil já havia se declarado favorável à resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que exige o fim da ocupação dos territórios palestinos e a construção de um Estado independente dentro das fronteiras de 4 de junho de 1967.

"Apenas uma Palestina democrática, livre e soberana poderá atender aos legítimos anseios israelenses por paz com seus vizinhos, segurança em suas fronteiras e estabilidade política em seu entorno regional", diz o texto.

Há tempos, o Brasil tenta intermediar as relações entre israelenses e palestinos. Porém, as negociações diretas estão interrompidas desde o fim da moratória na construção de casas nos assentamentos na Cisjordânia, em setembro deste ano. O apoio, agora, ocorre tanto pelo respaldo político a uma solução pacífica e justa, quanto por meio das iniciativas que apoiam a construção e o fortalecimento de instituições estatais palestinas.

Em consonância com o Brasil, vários países da comunidade internacional também concordam com a criação de um efetivo Estado palestino. "Mais de cem países reconhecem o Estado palestino. Entre esses, todos os árabes, a grande maioria dos africanos, asiáticos e leste-europeus. Países que mantêm relações fluidas com Israel – como Rússia, China, África do Sul e Índia, entre outros – reconhecem o Estado palestino. Todos os parceiros do Brasil no IBAS e no BRICS já reconheceram a Palestina", reafirma o texto, citando blocos integrados pelas nações emergentes.
Israel

O texto afirma que, em paralelo ao apoio ao Estado palestino, o governo brasileiro mantém fortes relações bilaterais com Israel, destacando os laços comerciais e de investimentos, que vêm atingindo recordes históricos. "E sem prejuízo das iniciativas de aproximação com o mundo árabe e muçulmano", destaca o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.