28/08/2010
Com 68 mil lugares, novo estádio do Corinthians abrirá Copa 2014
O novo estádio do Corinthians – que será construído no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo – será usado pela Confederação Brasileira de Futebol e pelo governo de São Paulo como palco da abertura da Copa do Mundo de 2014. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (27), após uma reunião entre o governador paulista, Alberto Goldman, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o prefeito Gilberto Kassab, na cidade do Rio de Janeiro.A capacidade da nova arena corintiana será de 48 mil lugares. Porém, na época do Mundial, duas arquibancadas móveis serão utilizadas atrás dos gols, com espaço para mais dez mil pessoas cada. Com isso, o estádio estará apto a receber a partida inaugural que, por imposição da Fifa, precisa ter mais de 65 mil lugares. Nesse caso, 68 mil.
O dinheiro para a construção estará a cargo da Odebrecht, que investirá cerca de R$ 300 milhões na obra. A empresa vê duas maneiras de arrecadação desse montante: financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com isenção fiscal, por meio da linha especial criada para a Copa (BNDES ProCopa Arenas) e a exploração dos direitos de nome do estádio (naming rights) por um prazo ainda a ser anunciado. A linha de financiamento do BNDES conta com cerca de R$ 4,8 bilhões para a construção e reforma dos estádios que serão utilizados no Mundial, durante o mês de julho.
O projeto do Fielzão, de acordo com o site Copa2014.org., estará a cargo do escritório carioca CDCA, sob responsabilidade dos arquitetos Aníbal Coutinho, Antonio Paulo Cordeiro e Lourenço Diegues. O trio é responsável também pelo projeto da cidade de Natal (RN) e, recentemente, esteve em São Paulo para uma reunião emergencial, provavelmente, sobre o novo palco do Timão.
Centenário
Neste sábado (28), após o evento do lançamento do uniforme comemorativo ao centenário do Corinthians, no Parque São Jorge, o presidente do time, Andrés Sanchez, garantiu que o sonho de o corintiano ter sua própria casa está perto de sua realização. “Repito que venho dizendo há alguns dias e meses: temos os projetos dos estádios e ele está muito mais próximo do que imaginam”, afirmou, em entrevista coletiva.
“Nos próximos dias, vamos definir o estádio para 48 mil pessoas. Estamos com minuta de contrato pronta, com tudo. Agora, lá na frente, se virar estádio de Copa do Mundo, de abertura, tem de sentar com a diretoria do Corinthians para definir. Antes de anunciar qualquer coisa, tem de sentar e conversar bastante”, afirmou o presidente do Alvinegro.
Sanchez voltou a dizer que o principal foco do Timão não é a abertura da Copa. “Estou trabalhando desde que assumi no estádio, sempre pensando no corintiano. Jamais vou me furtar a conversar com os órgãos públicos, o comitê organizador. Mas para isso tem de sentar, tem detalhes a serem discutidos. No que o Corinthians puder ajudar e participar, vamos fazer”, avaliou o dirigente.
Da Redação, com informações do Lancepress
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.