segunda-feira, 19 de abril de 2010

Serra confunde defesa civil com força pública

No portal do Luis Nassif

16/04/2010 - 08:13

Serra confunde defesa civil com força pública

Do G1

Serra defende criação de Defesa Civil Nacional – notícias em Política

Ele ressaltou ainda avanços da gestão FHC em entrevista para a Rádio Bandeirantes. Ex-governador minimiza influência de Lula nas eleições.
O ex-governador e pré-candidato do PSDB à Presidência José Serra defendeu nesta quinta-feira (15) a criação de uma Defesa Civil Nacional, capaz de promover a formação de demais forças estaduais e atuar em eventos mais graves. Ele concedeu nesta manhã entrevista à Rádio Bandeirantes, em São Paulo.
Além da criação de uma nova força pública, o ex-governador ressaltou a importância de mapear áreas de risco em todo país. Perguntado sobre o prazo necessário para colocar a ideia em prática, Serra disse que em até dois anos é possível criar esse órgão. Para ele, que esteve na quarta-feira em Salvador, cidade que também vem sendo castigada pelas chuvas, e que é preciso encontrar uma nova forma de encarar os temporais.

Comentário

Pelo desconhecimento demonstrado, certamente não participou de nenhuma reunião com a Defesa Civil do estado, naquele que foi o mais trágico episódio  das últimas décadas: as enchentes que abalaram a cidade. Comprova o que eu escrevi sobre o total alheamento do ex-governador em relação à gestão do estado, mesmo em episódios de tal relevância.
Não se trata de uma organização como a Polícia Militar, o Exército. Trata-se de um sistema de coordenação das estruturas anti-desastre que existem no município, estado e país. O INPE trata das previsões do tempo, o Corpo de Bombeiros das ocorrências, as empresas de eletricidade da energia, as organizações civis do apoio na ponta. É um sistema de informações e de coordenação. De onde ele tirou que consiste na formação de “forças estaduais”?
Aí ele pega um conceito que inventou na hora – por falta de conhecimento sobre o tema – e define um prazo de dois anos para colocar a idéia em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.