segunda-feira, 19 de abril de 2010

Brasil e China estudam eliminar dólar no comércio bilateral

Do portal do Nassif

A discussão sobre as moedas alternativas

Por Sérgio troncoso

Brasil e China estudam eliminar dólar no comércio bilateral

Laryssa Borges
Direto de Brasília

(Do terra.com.br)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o mandatário chinês, Hu Jintao, assinaram nesta quinta-feira um Plano de Ação Conjunta (PAC) que contempla estudos para a utilização de moeda local no comércio sino-brasileiro.
“(Os países se propõem a) facilitar o financiamento do comércio e promover o uso de moedas locais no comércio bilateral. Ao implementar o consenso alcançado pelos líderes dos dois países em 19 de maio de 2009, as duas partes darão continuidade à discussão sobre o uso de moedas locais no comércio bilateral”, diz o documento assinado no Palácio do Itamaraty pelos dois governantes.
O mecanismo de comércio em moeda local elimina a conversão do real ou do iuan para o dólar pelo importador, assim como do dólar para a moeda do país de exportação.
A substituição monetária, se consolidada com a China, deverá ajudar a reduzir os custos do comércio, fortalecer as moedas locais e diminuir as pressões sobre o câmbio.
As eventuais diferenças entre as moedas, no entanto, precisariam ser compensadas pelos bancos centrais do Brasil e da China.
O Plano de Ação Conjunta (PAC) firmado pelos dois países não estabelece um prazo para a conclusão dos estudos sobre a eventual implantação da moeda local nas trocas comerciais.
Na última semana o presidente Lula já havia apoiado a assinatura com o governo do Chile de um acordo para permitir trocas comerciais em moedas alternativas ao dólar. A iniciativa já está em vigor desde 2008 nas transações comerciais entre Brasil e Argentina.
http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201004151733_RED_78897976



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.