quarta-feira, 21 de abril de 2010

Quando elas ganham mais do que eles

Quando elas ganham mais do que eles

Por Elvira Palomo

Um estudo do Pew Research Center, centro de pesquisas americano, revela que a mulher tem um rendimento maior do que o marido em um em cada cinco casais nos Estados Unidos, um percentual que passou de 4% para 22% nos últimos 40 anos.

Os sindicatos e as estatísticas lamentam, no entanto, a desigualdade salarial entre homens e mulheres. Por outro lado, nos Estados Unidos elas começam a ganhar mais do que seus maridos, algo que traz à tona o seguinte questionamento: como o sexo "forte" lidará com isso?

Segundo apurou o estudo do Pew Research Center, a mulher já ganha mais do que o marido em um em cada cinco casais nos Estados Unidos, um percentual que saltou de 4% para 22% nos últimos 40 anos.
Uma explicação para isso, conforme a psicóloga Claudia Campo, é que as mulheres atualmente estão quase no topo da escala de êxito pessoal e profissional.
"A mulher americana coloca em primeiro lugar a sua realização pessoal, ela está acostumada a pensar em si primeiro", justificou a psicóloga.
Na cultura americana, "saber amar a si próprio e ter autoestima elevada, não é egoísmo como pode ser entendido em outras culturas", detalhou a psicóloga, assinalando que embora na cultura "anglo" sustente-se que não existe machismo, há outros fatores como a competitividade que podem afetar situações como estas.
"Para os homens ver que suas mulheres têm salários maiores interfere diretamente no relacionamento. Estamos falando de uma cultura muito competitiva", assinala a psicóloga Claudia Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.