15/4/2010 17:48
Quando elas ganham mais do que eles
Por Elvira PalomoUm estudo do Pew Research Center, centro de pesquisas americano, revela que a mulher tem um rendimento maior do que o marido em um em cada cinco casais nos Estados Unidos, um percentual que passou de 4% para 22% nos últimos 40 anos.
Os sindicatos e as estatísticas lamentam, no entanto, a desigualdade salarial entre homens e mulheres. Por outro lado, nos Estados Unidos elas começam a ganhar mais do que seus maridos, algo que traz à tona o seguinte questionamento: como o sexo "forte" lidará com isso?
EFE
Segundo apurou o estudo do Pew Research Center, a mulher já ganha mais do que o marido em um em cada cinco casais nos Estados Unidos, um percentual que saltou de 4% para 22% nos últimos 40 anos.Uma explicação para isso, conforme a psicóloga Claudia Campo, é que as mulheres atualmente estão quase no topo da escala de êxito pessoal e profissional.
"A mulher americana coloca em primeiro lugar a sua realização pessoal, ela está acostumada a pensar em si primeiro", justificou a psicóloga.
Na cultura americana, "saber amar a si próprio e ter autoestima elevada, não é egoísmo como pode ser entendido em outras culturas", detalhou a psicóloga, assinalando que embora na cultura "anglo" sustente-se que não existe machismo, há outros fatores como a competitividade que podem afetar situações como estas.
"Para os homens ver que suas mulheres têm salários maiores interfere diretamente no relacionamento. Estamos falando de uma cultura muito competitiva", assinala a psicóloga Claudia Campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.