segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Melhorando a imagem internacional

Por InfoMoney, InfoMoney, Atualizado: 30/8/2010 14:47

Turismo: 130 países não exigem visto de brasileiros, mostra pesquisa

SÃO PAULO – No mundo, são 130 os países e territórios que não exigem visto de turistas vindos do Brasil. É o que mostra o Visa Restriction Index, um índice criado pela consultoria internacional Henley & Partners, que coloca os brasileiros na 28ª colocação.
O índice analisa as regulações de 190 países e territórios de acordo com a facilidade que seus cidadãos possuem na obtenção de visto para entrada no país. Os britânicos, por exemplo, podem realizar viagens de negócios com duração de até três dias sem necessidade de visto em 166 destinos diferentes - eles são os líderes do ranking.
Os demais países que conseguem vistos com menos restrições são Dinamarca, Suíça, Finlândia e Luxemburgo, nesta ordem. Varia entre 162 e 164 o número de países que não exigem visto de moradores desses países.


Relações
Segundo o estudo, cidadãos de países ricos e economias baseadas no comércio têm mais liberdade para viajar que os países que sofrem com guerras ou repressões.
“No mundo globalizado, restrições de visto desempenham o importante papel de controlar o movimento de estrangeiros em suas fronteiras. Quase todos os países atualmente exigem vistos de cidadãos de certos países”, aponta a pesquisa. “As exigências para vistos também expressam as relações entre duas nações, o que geralmente reflete o status de um país perante a comunidade internacional”.
Cidadãos de países como o Iraque e o Afeganistão são os que enfrentam as maiores dificuldades em se obter vistos para visitar outros países, ficando nos dois últimos lugares do ranking. Apenas 27 e 26 países, respectivamente, não exigem visto de turistas iraquianos e afegãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.