terça-feira, 21 de setembro de 2010

Preconceiro racial

Revista Fórum

http://www.revistaforum.com.br/

UE punirá França por causa da expulsão de ciganos

A secretária europeia para a Justiça, Viviane Reding, criticou fortemente, em coletiva de imprensa nesta terça-feira, a política francesa de repatriamento de ciganos, a qual chamou de “uma vergonha" e anunciou um processo contra a França.

Por Redação
[14 de setembro de 2010 - 18h24]
Em discussão está a divulgação pela imprensa de uma circular interna de 5 de agosto, assinada pelo ministro francês da Administração Interna, Brice Hortefeux, na qual é referido que deve ser dada "prioridade" aos acampamentos de ciganos no processo de evacuação.

“Basta!”, clamou Viviane Reding, que considera “uma vergonha” a atitude do Executivo francês, anunciando que vai pedir ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, a abertura com urgência de um processo de infração contra a França.

“Estou pessoalmente convencida de que não restará à Comissão Europeia outra alternativa para além de iniciar os procedimentos de infracção contra a França” relativamente a este dossiê, declarou Reding citada pelo Público, que para além da pasta da Justiça tem também a da Direitos dos Cidadãos.

A França poderá então ser acusada de não respeitar a legislação da União Europeia, uma vez que os ciganos, conduzidos à fronteira pelas autoridades francesas, antes de tudo, são cidadãos comunitários com direito à livre circulação.

“Tenho a intenção de propor esta iniciativa ao presidente da Comissão”, precisou a comissária, em conferência de imprensa, indicando que a decisão deverá ser tomada “dentro de duas semanas”.

Em Paris, a reação expressa pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros foi de “espanto”, mas recusando a polémica. “Ouvimos com espanto as declarações de Viviane Reding. Pensamos que não é com este tipo de declaração que poderemos melhorar a sorte e a situação dos ciganos, que estão no centro das nossas preocupações e na nossa acção”, disse o porta-voz ministerial Bernard Valero, em coletiva de imprensa.

A partir do Esquerda.net:
http://www.esquerda.net/node/13394

Foto de Flickr:
http://www.flickr.com/photos/socialeurope/4445645768/sizes/l/in/photostream/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.