terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dilma precisa de SP, com eleição de Mercadante. Possibilidade de 2o turno, é uma luz no final do túnel.

27/09/2010 - vermelho.org.br

Crescem as chances de 2º turno entre Mercadante e Alckmin em SP

Até três semanas atrás, as eleições para o governo paulista tinham um favorito absoluto – o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), líder em todas as pesquisas de intenções de voto para o Palácio dos Bandeirantes. O favoritismo persiste, mas a campanha Alckmin admite cada vez mais com a possibilidade de amargar um segundo turno, contra Aloizio Mercadante (PT), no maior colégio eleitoral do país.
Por André Cintra
Para vencer a eleição num turno só, Alckmin precisa ter mais de 50% dos votos válidos – índice que não leva em conta os votos brancos, nulos e indecisos. Essa probabilidade parecia inevitável até o começo de setembro, conforme as principais pesquisas eleitorais. Ao longo do mês, no entanto, o cenário se alterou. Segundo levantamento Ibope/Globo/Estadão, o índice de votos válidos no candidato do PSDB despencou de 62% para 55%.

“Em 20 dias, Alckmin perdeu sete pontos nos válidos. Para haver 2º turno, precisa perder mais cinco”, contabiliza Jose Roberto de Toledo, no blog Vox Publica. Ao mesmo tempo, Mercadante – que começou o mês com 25% de votos válidos – está agora com 30%. Os demais candidatos somam 15% – Celso Russomanno (PP, 9%), Paulo Skaf (PSB, 4%), Fabio Feldmann (PV, 1%) e Paulo Bufalo (PSOL, 1%).

“Em 2006, Mercadante teve 31,7% dos votos válidos, mas não houve segundo turno. José Serra (PSDB) foi eleito governador com 57,9% dos válidos. A diferença em relação a esta eleição é que os outros candidatos estão mais fortes do que os adversários que petistas e tucanos enfrentaram há quatro anos”, afirma Toledo.

Os números do Vox Populi são ainda mais dramáticos para Alckmin e já preveem segundo turno. De acordo com levantamento do instituto divulgado na sexta-feira (24), o tucano caiu para 40% dos votos totais, enquanto os demais candidatos, juntos, têm 42%. Em pouco mais de um mês, Mercadante cresceu 11 pontos porcentuais.

De posse dos números, um deputado estadual do PSDB afirma que Alckmin está “pagando por sua lealdade”. Segundo ele, o êxito no primeiro turno já estaria garantido se o tucano não tivesse de “carregar nas costas” a fragilizada campanha presidencial de Serra.

“O que ocorreu em 2006 e 2008? Alckmin era candidato, e Serra – que estava em alta – apenas fingiu fazer campanha para ele. Agora, mesmo sem ter dívida moral nenhuma, o Alckmin se sujeita a perder só para salvar a pele do Serra, que não ganha nem em São Paulo”, dispara o parlamentar.

Trunfos

Além do fogo amigo no PSDB e da tradição da arrancada do PT na reta final das disputas, Mercadante tem mais três trunfos. O primeiro deles é o apoio dos candidatos que lideram no estado a corrida à Presidência, Dilma Rousseff (PT), e ao Senado – Netinho de Paula (PCdoB) e Marta Suplicy (PT).

Nas pesquisas, todos eles têm aparecido com, no mínimo, 35% de intenções de votos em São Paulo – índice razoavelmente superior aos obtidos por Mercadante. Dilma, Marta e Netinho se tornam, dessa forma, ótimos puxadores de votos para o candidato petista na reta final da eleição.

O segundo trunfo é o debate entre os candidatos a governo, a ser promovido pela TV Globo, na noite desta terça-feira (28). Com o desgaste acumulado após quatro gestões seguidas do PSDB no Palácio dos Bandeirantes, ninguém será mais cobrado nos cinco blocos de perguntas e respostas do que Alckmin – alvo predileto de Mercante, Russomano e Skaf. Acredita-se que o debate possa ter 20 pontos de audiência (cada ponto equivale a 56 mil domicílios na Grande São Paulo).

Por fim, nesta última semana de disputa, também pesará a favor de Mercadante a presença maior do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha em São Paulo. Lula já definiu a disputa ao governo paulista como sua “prioridade zero” e tem acompanhado diariamente as pesquisas internas do PT.

Nesta segunda-feira, ao lado de Mercadante e Dilma, ele será o protagonista do “Comício da Vitória”, no Sambódromo do Anhembi. Na quinta – enquanto Dilma estará a caminho do debate entre os candidatos à Presidência na TV Globo –, Lula e Mercadante farão comício em São Bernardo. O ânimo de Lula tem razão de ser: Mercadante voltou ao páreo – e dá, sim, para chegar lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.