terça-feira, 7 de setembro de 2010

A neoliberalização do tucanato

As dificuldades do PSDB



O psdb nasceu de uma dissidência do PMDB. Basicamente, de um grupo reduzido de políticos do pmdb paulista que eram cada vez mais alijados pelo grupo de Quercia (que naquela época contava com os serviços de Goldman e Aloisio Nunes, hoje com os tucanos). Alegavam que o pmdb havia se corrompido. O rótulo - social-democracia - era algo meio esquisito, porque o partido nunca teve nem nunca pretendeu ou tentou ter conexoes com movimentos sindicais e populares, como tivera a social-democracia no velho mundo.
Com o tempo, o psdb foi sofrendo de 'arenização" -- isso já foi medido por várias análises. Quer dizer, foi ganhando uma cor cada vez mais conservadora.
Refundar o psdb, hoje, soa esquisito, ainda mais se quem usa o termo fala em 'recuperação de bandeiras' do partido referindo-se ao governo FHC. O governo FHC já era uma transmutação grande do psdb - já era mais PFL do que PSDB. Depois destas eleições, qualquer 'refundação' vai ter que se haver com o fato de que a máquina partidária parece ter mudado de mãos.
SP, por exemplo, parece ter saido das maos dos assim chamados intelectuais do Cebrap para o pessoal de Alckmin e sua Opus Dei. Em outro lugar importante, Minas, a estrela ascendente de Aécio ainda é uma incógnita. Onde mais estariam as fontes de refundação, para uma agremiação que sempre optou pela formula do 'partido de quadros' ou, mais exatamente, de caciques? Que nunca teve raizes populares nem as buscou, que nunca se estruturou para formar lideranças?
De qualquer modo, como o psdb se tornou o portavoz de um eleitorado fundamentalmente conservador - aquele que considera politicas sociais como esmolas que viciam a cidadania - sua busca teria que ir noutra direção. Isto parece claro nesta campanha: Serra tem que emitir para seu eleitorado uma mensagem que seu eleitorado entenda como uma mentira necessária. Tem que dizer, por exemplo que bolsa-familia é um programa que vai conservar e ampliar e, ao mesmo tempo, convencer seu eleitorado de que está dizendo isso e pensando o contrário.
Esse é o problema: as massas populares entraram na política. de maneira a desequilibrar a disputa. O ponto de referência mudou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.