terça-feira, 21 de setembro de 2010

Educar é formar pessoas!!!

Educar não é formar técnicos, é formar pessoas

05/09/2010 21:05
Por: Eduardo Zugaib

Modelos de educação sustentados no puramente técnico se tornaram commodity e isolados não promovem diferencial algum. Sobram diplomas, falta qualificação.

O que caracteriza uma nova era? Arrisco dizer que uma nova era surge quando o mundo percebe que aquilo que era diferencial, de tanto ser desejado, perseguido e conquistado, acabou transformando-se em commodity.
Ou seja: quando mais e mais pessoas passam a ter acesso, o fato de simplesmente “ter” esse ou aquele bem ou informação já não representa mais diferencial algum.
Assim é com a tecnologia. Assim é com a informação. Assim deveria ser com as atitudes, estas sim, difíceis de se transformar em commodities. São justamente elas que hoje compõem o grande diferencial, numa sociedade onde “ter” e o “ser” ainda confundem a cabeça de muita gente.
A formação do ser humano integral, que além do conhecimento em si, também desenvolva-se material, cultural e socialmente, tem sido um dos grandes desafios de quem promove educação, seja ela acadêmica ou corporativa.
Educação é porta de entrada e de saída. Porém, além de trabalhar conhecimento, habilidades e atitudes em igual importância, ela deve estimular a capacidade de combinação e de entrega destes fatores pelo indivíduo. Focar apenas em conhecimentos e habilidades é correr o risco de formar gênios incompreendidos.
Focar apenas em atitudes, desconsiderando conhecimentos e habilidades, também é problema grave: nada mais perigoso do que burros altamente motivados.
Modelos de educação sustentados no conforto do puramente técnico, já se tornaram commodity. Isolados já não promovem diferencial algum. Afinal, sobram diplomas, porém a escassez de qualificação hoje é um dos grandes dramas das empresas. Em outras palavras, é preciso exigir dos alunos não trabalhos em grupo, mas sim trabalhos de equipe, estimulando a competitividade sadia, o empreendedorismo, a colaboração criativa e a visão holística, entre outros.
Estes são os diferenciais que devem ser perseguidos tanto pelas instituições de ensino quanto pelas empresas, diminuindo o abismo que ainda existe entre elas. Caso um dia estes fatores se tornem commodities, certamente estaremos entrando em uma nova era. Mas hoje, a busca desses diferenciais, além de dar a tônica, é mais que urgente.
A educação da nossa era deve preocupar-se não só em formar técnicos, mas em formar pessoas. Ela precisa recuperar a formação de valores que começa em casa, passar pelas instituições de ensino para o estímulo ao conhecimento e seguir seu curso na vida profissional, através do treinamento e do desenvolvimento pessoal.
Ela não deve focar apenas no “ter”, seja ele relacionado a diploma ou dinheiro, esquecendo-se do “ser”. Na busca do “ser” pleno, o “ter é uma mera consequência. [Webinsider]
…………………………
Conheça os planos de hospedagem da HostLayer.
Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Sobre o Autor

Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante em criatividade aplicada ao crescimento pessoal. Mantém o site http://www.eduardozugaib.com.br" rel="externo">Eduardozugaib.
Url original: http://webinsider.uol.com.br/2010/09/05/educar-nao-e-formar-tecnicos-e-formar-pessoas/
    Publicada em:
05/09/2010 21:05
    Impresso em:
13/09/2010
[editor] vtardin@webinsider.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.