quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Educação - desafio de uma nova era.


O cidadão não pode existir numa nação obscurantista de iletrados, porque a má educação e a ignorância são incompatíveis com a existência do homem cônscio dos seus direitos e dos seus deveres. 

A civilização moderna é sinônimo de educação de qualidade. O ensino deve ser uma luta ininterrupta de soberania e de desenvolvimento. Porquanto o que adianta mais riqueza, mais desenvolvimento no Brasil se nos falta o alicerce de uma grande nação que é a educação de seu povo.

Para alcançarmos esta meta é necessário um grande pacto nacional, que é a valorização de nosso capenga sistema educacional. Por isso que a valorização do professor é ferramenta indispensável nessa tarefa.

Ao tomar posse, a presidente Dilma Rousseff reafirmou seu compromisso com a educação dizendo: “Junto com a erradicação da miséria, será prioridade do meu governo a luta pela qualidade da educação, da saúde e da segurança. Nas últimas décadas, o Brasil universalizou o ensino fundamental, porém é preciso melhorar sua qualidade e aumentar as vagas no Ensino Infantil e no Ensino Médio.

Para isso, vamos ajudar decididamente os municípios a ampliar a oferta de creches e de pré-escolas.

No Ensino Médio, além do aumento do investimento público vamos estender a vitoriosa experiência do ProUni para o Ensino Médio Profissionalizante, acelerando a oferta de milhares de vagas para que nossos jovens recebam uma formação educacional e profissional de qualidade.

Mas só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso dos professores e da sociedade com a educação das crianças e dos jovens.

Somente com avanço na qualidade de ensino poderemos formar jovens preparados, de fato, para nos conduzir à sociedade da tecnologia e do conhecimento.”

Já é um bom começo. Vale lembrar suas raízes, que tem como grandes mestres Darcy Ribeiro e Leonel Brizola que ousaram qualificar a educação brasileira.

Resta aguardar o comprimento do compromisso assumido pela presidente.


  



Henrique Matthiesen


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.