sábado, 15 de maio de 2010

Renda média do trabalho aumentou no País

Publicado no blog do amigosdopresidente

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Renda média do trabalho aumentou no País

A renda média do trabalho no Brasil cresceu 17,1% entre 2004 e 2008. Os rendimentos, no entanto, não apresentaram uma trajetória homogênea para todos os ocupados. De modo geral, trabalhadores com menores salários apresentaram um crescimento acima da média e os mais qualificados tiveram queda da renda.

Os dados constam no Comunicado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nº 49 A Evolução Recente dos Rendimentos do Trabalho e o Papel do Salário Mínimo que foi divulgado nesta quinta-feira,13, às 10h30, no auditório do Instituto em Brasília (SBS Quadra 1 Ed. BNDES, subsolo).

O documento analisa o papel que o salário mínimo teve na evolução pró-pobre da renda do trabalho e traz um relato da evolução recente da renda proveniente do trabalho no País, para as diferentes ocupações no mercado de trabalho.

Na visão dos autores do estudo, é preciso aprofundar dois fenômenos que ocorreram no período avaliado e que contribuíram para a diminuição da desigualdade de renda do trabalho no Brasil: o aumento do salário mínimo e a queda dos rendimentos dos trabalhadores mais qualificados.

As principais informações utilizadas no Comunicado foram obtidas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), produzida pelo IBGE. Os rendimentos estão em reais de setembro de 2008 e foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).Leia a íntegra do Comunicado do Ipea aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.