segunda-feira, 24 de maio de 2010

O ajuste do Datafolha: de uma penada, Dilma tira a diferença

Publicado no Portal do Nassif

O ajuste do Datafolha: de uma penada, Dilma tira a diferença

Da Folha

Dilma sobe 7 pontos e empata com Serra, aponta Datafolha – 22/05/2010

Tucano cai 5 pontos desde levantamento de abril e ambos aparecem com 37%
Petista atinge melhor marca na série do instituto, lidera na espontânea e também registra empate no 2 turno; Marina se mantém com 12

Comentários

Por Nassif
A famosa pesquisa não programada do Datafolha, que saiu na data crucial de dois dias antes da convenção do PSDB que escolheu Serra, deu 10 pontos de vantagem para o candidato,  atropelando a tendência que de redução da diferença que se manifestava em todas as pesquisas dos demais institutos, inclusive a pesquisa anterior do Datafolha.
A explicação do Mauro Paulino foi que o fato novo era o fim das enchentes em São Paulo, que melhorara a performance do Serra… no Rio Grande do Sul.
Depois veio o lançamento da candidatura de Serra com todo alarde na TV, rádios e jornais, direito a espaço nobre no Jornal Nacional, com muito mais impacto do que qualquer horário gratuito. A pesquisa seguinte do Datafolha, uma semana depois, mostrou Serra estacionado em relação à pesquisa anterior.
Agora, Dilma tira de uma vez a diferença. A explicação é que tudo isso se deveu ao programa gratuito do PT que, de uma penada só tirou toda a diferença.
Enquanto isto, Sensus e Vox Populi mostravam o crescimento contínuo da candidatura de Dilma, como fruto de um processo natural de identificação dela como candidata de Lula. Sensus foi avo de uma campanha de destruição de reputação, por parte da Folha, que só cessou pelo trabalho de denúncia da blogosfera.
Agora, o Datafolha alcança tardiamente os resultados dos dois institutos mineiros. Ora, as duas pesquisas mineiras, feitas antes do horário gratuito (a do Vox pegando apenas o dia seguinte), mostravam empate técnico com Dilma na frente.
A iniciativa do Eduardo Guimarães, de exigir auditoria em pesquisas eleitorais, foi um marco da sociedade civil e certamente terá papel decisivo para o fim do uso das pesquisas para fins partidários.
Para acompanhar pelo Twitter:clique aqui

Por Rudá Ricci

O DATAFOLHA está evidentemente sob suspeição. A desculpa de Mauro Paulino é simplória: programa de TV do PT. Catapultou os marketeiros de gênio da raça. Queda de 5% de Serra e crescimento de 7% de Dilma? Dilma vence na espontânea? E Serra estoura em rejeição? Convenhamos que é uma virada e tanto, em um mês, em que a campanha de Dilma estava na parede, na defensiva, e a campanha de Serra (com grande imprensa, tendo O Globo à frente) criando fatos políticos e pautando os jornais. É algo assustador. O cidadão brasileiro não tem nem dados de pesquisa sem contaminação. São pesquisas eleitoreiras e não eleitorais. Como cientista político, fico indignado porque afeta minha profissão.
Para acompanhar pelo Twitter:clique aqui

Por Marcio

existe essa expressão “orgasmos da alma”? Se não existe, acabo e inventar.É incrível que essa gente chegou ao inimaginável. Todas as estratégfias deles fracassam por trapalhadas. Parece um desenho animado. Eles explodem, morrem e ressuscitam com outra trapalhada. O PIG vai entrar para a história das civilizações como um capítulo à parte.

Por Roberto G

Na real, acho que essa inflexão para o lado da Dilma chegou antes do momento em que todo mundo esperava. O tal “PIG” é uma entidade útil para cerrar fileiras, mas tb é uma abstração que não resiste a um cenário de derrota iminente do candidato em torno do qual toda essa “tradição” se encontra, qdo sente a possibilidade de vitória. Acho q o mais provável (e tb espero..) é que a unanimidade pró-Serra se desfaça diante da quase inevitabilidade da derrota. As maneiras de desembarcar é que serão interessantes. Vamos ficar sabendo de vários “ângulos positivos ainda não percebidos” de Dilma. Provavelmente, ela mesma vai se surpreender com as “qualidades” que vão lhe atribuir. E permitam a fruição – esses momentos serão muito engraçados – kkk
Para acompanhar pelo Twitter:clique aqui

Por LUIS AUGUSTO SIMON

FOI um belíssimo resultado fora de casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.