domingo, 3 de abril de 2011

Japão - a lição de cidadania em meio à catástrofe.

A humanidade assiste perplexa uma das maiores catástrofes natural ocorrida no Japão.

O terremoto seguido do tsunami que atingiu o Japão é um dos mais graves da historia. Milhares de mortos, destruição avassaladora e o perigo nuclear, são componentes que assombram o mundo.

O Japão é um país acostumado a terremotos, tanto que sua tecnologia avançada na área de engenharia poupou uma destruição maior, além de poupar outras milhares de vidas.

Entretanto, a intensidade deste último terremoto foi superior à tecnologia japonesa que demonstra a impotência do homem frente à fúria da natureza.

Entre os destroços e a gravíssima ameaça de uma calamidade nuclear, vemos um exemplo de cidadania.

O povo japonês dá ao mundo uma grande lição.

Em meio ao caos não se há noticia de saques, roubos, tumulto ou algo parecido.

Num país devastado, o seu povo se comporta com extrema cidadania, sabedoria, e acima de tudo, calma.

É evidente que a nação está profundamente machucada, perplexa com os terríveis acontecimentos, mas sua base cultural e educacional tem feito a diferença, uma vez que um dos alicerces da nação japonesa é a educação que forja a cidadania.

Certamente, o Japão irá se reerguer desta catástrofe, não há dúvida disso, pois, a historia já deu grandes mostras disso.

O Japão foi um dos países mais castigados na 2º guerra mundial. Foi a única vítima do terror nuclear do ataque covarde de Truman, quando a guerra já estava praticamente acabada.

E com educação, desempenho e tecnologia se ergueu, tornando-se uma das principais economias do mundo.

Hoje o Japão tem a difícil tarefa do recomeço, mas seus alicerces já estão mais do que edificados, pois, seu povo tem na educação e na cidadania, os motores da reconstrução de uma nação forte e cidadã.




Henrique Matthiesen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.