terça-feira, 30 de março de 2010

A necessidade de auditar as pesquisas

Publicado no portal do Nassif

30/03/2010 - 07:20

A necessidade de auditar as pesquisas

Por mauro

Já sugeri em várias oportunidades, mas esse debate não teve pouco destaque nesse blog.
Defendo, por exemplo, que os partidos dos candidatos possam fiscalizar de perto a execução da pesquisa. Podem ser criados mecanismos que diminuam e muito a possibilidade de manipulações. Por exemplo, um controle maior das regiões onde atuam os entrevistadores e também no número total de entrevistas realmente feitos.
Uma fraude óbvia mas que é difícil de ser percebida pelos próprios entrevistadores é entrevistar uma quantidade de pessoas um pouco superior à quantidade prevista (aumentando-se o número de entrevistadores) e depois a direção do instituto seleciona uma sub-amostra conveniente com o tamanho inicialmente previsto. Esse tipo de fraude poderia ser muito dificultado se os fiscais dos partidos pudessem autenticar de alguma forma os formulários a serem aplicados pelos entrevistadores.
Existem muitos outros mecanismos que poderiam ser implementados e seria muito bom que o Nassif abrisse essa discussão. Quem sabe não nasceriam idéias muito boas, simples e consistentes que aumentassem a transparência das pesquisas eleitorais.
Autor: luisnassif - Categoria(s): Sem categoria Tags:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.