terça-feira, 3 de agosto de 2010

Uma tevê para dialogar com a sociedade

TV do trabalhador 

vai ao ar no dia 13

Publicado em 29/07/2010

Talita Galli, uma das jornalistas da equipe da TVT; redação pronta para o lançamento (Foto: Jailton Garcia)

São Paulo – Já está marcada para 13 de agosto a inauguração da TVT, a TV dos Trabalhadores, iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Para falar a verdade, é um baita projeto. Desde os programas até o conteúdo "a partir do mundo do trabalho", passando pela qualidade dos programas e a interatividade.
Essa junção de TV, portal na internet e celular garante ao projeto multiplataformas e uma inovação no jeito de se fazer informação em vídeo. Por exemplo? Oito câmeras serão distribuídas ao movimento social para que contem suas experiências e as transformem em pautas. Outros cinco celulares totalmente equipados serão entregues a trabalhadores das fábricas da região para contar o seu dia a dia.
Como diz o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e presidente da Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho, Valter Sanches, "uma TV que dialogue com a sociedade".


Por isso, a Revista do Brasil deste mês traz, em sua reportagem de capa da edição de agosto, a história da construção da TVT.
A Rádio Brasil Atual entrevistou Sanches. Confira a reportagem em duas partes.
Parte 1

História

Metalúrgicos lançam TV em SP 

e encerram espera de 23 anos

Lula estava na comitiva que pediu, em 1987, a primeira das quatro solicitações negadas pelo Ministério das Comunicações. Concessão foi obtida em 2005 e homologada ano passado.

Publicado em 29/07/2010, 16:33
Última atualização em 30/07/2010, 18:24

Nos arquivos do sindicato, imagens da reunião de 1987 do então deputado federal Lula com o ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães (Foto: Jailton Garcia)

São Paulo – Daqui a 15 dias, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC inaugura a TV dos Trabalhadores (TVT), primeira emissora de televisão de uma entidade de trabalhadores. O percurso levou praticamente 23 anos, desde a entrega do primeiro pedido de concessão ao Ministério das Comunicações, em setembro de 1987. Foram, no total, quatro solicitações e quatro negativas, até a conquista da concessão, em abril de 2005.
"Espero que a nossa TV seja uma porta de entrada para que o mundo do trabalho possa estar presente nas comunicações”, diz o presidente do sindicato, Sérgio Nobre. "Queremos dialogar com os movimentos sociais”, acrescenta.

Confira também:




A emissora vai ao ar no canal 46 de Mogi das Cruzes (SP). A outorga veio em outubro do ano passado para a Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, criada em 1991 e dirigida por um conselho que representa diversas categorias profissionais. Segundo o atual presidente da fundação, Valter Sanches, diretor de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos, toda a equipe em torno da emissora é formada por “realizadores de sonhos”, concretizando uma antiga reivindicação, aprovada em congresso da categoria.

Jair Meneguelli e Vicentinho, nas imagens de arquivo da TVT (Foto: Jailton Garcia) 

Uélson Kalinovski, um dos jornalsitas da TVT (Foto: Jailton Garcia) 

Ainda antes do pedido de concessão, em meados dos anos 1980, os metalúrgicos haviam criado uma produtora com a preocupação de documentar e preservar a memória da categoria. A TVT começou a surgir, indiretamente, quando o então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, Luiz Inácio da Silva, o Lula, ganhou uma câmera durante uma viagem à Europa. “Quando ele voltou para o Brasil, doou a câmara para o sindicato, para registrar a história”, conta Sérgio Nobre.

Então deputado federal, Lula fazia parte da comissão que, em 1987, foi recebida pelo ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, que pediu, à época, um estudo técnico a respeito do pedido de concessão. Foi o primeiro dos quatro "nãos" recebidos pelos metalúrgicos. Também estavam naquela reunião os presidentes da CUT, Jair Meneguelli, e do sindicato, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho.
Até hoje, as concessões são terreno de forte influência política. Em 2009, por exemplo, entre todas as 2.364 proposições aprovadas pelo Senado – incluindo projetos de lei, medidas provisórias etc. – 901 foi referente a autorizações ou permissões para funcionamento de rádio e televisão. Isso representa 38% das aprovações.
Em 21 de julho último, decreto assinado pelo presidente Lula criou uma comissão interministerial para “elaborar estudos e apresentar propostas de revisão do marco regulatório de organização e exploração dos serviços de telecomunicações e radiodifusão”. Apesar
Inicialmente, a emissora produzirá sete programas, com uma hora e meia diária no total. A grade será completada, neste primeiro momento, com retransmissões da TV Brasil e especiais das TVs Câmara e Senado. “Toda a programação está voltada para os movimentos sociais, para a vida do trabalhador”, diz Sanches.
A transmissão será feita pelo canal UHF 46, de Mogi da Cruzes, e pelo NGT, que tem emissoras próprias em São Paulo (48 UHF) e Rio (26 UHF), cobrindo as duas regiões metropolitanas, além de uma rede de emissoras afiliadas, que atingem atualmente por volta de um quarto do território nacional. O projeto inclui transmissões via cabo por meio de canais comunitários.
Para garantir a viabilidade do projeto, foi feito um aporte de R$ 15 milhões, que os metalúrgicos calculam ser suficiente para manter a emissora durante três anos. Enquanto isso, a fundação e o sindicato buscarão outras fontes de sustentação, como apoios culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.