terça-feira, 31 de agosto de 2010

Primeiro encontro de blogueiros progressistas

Info

Cloaca rouba a cena em encontro de blogueiros

Por: Anselmo Massad e Ricardo Negrão
Publicado em 23/08/2010
Senhor Cloaca, no encontro dos blogueiros progressistas (Foto: Regina de Grammont/Divulgação)
Sexta-feira, pouco antes de Luís Nassif começar a apresentação de chorinho que abriria o  1° Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas, alguém solta, um pouco mais alto, uma frase que mudaria todo o encontro no final de semana em São Paulo: "Cloaca, você está aqui!"
A referência era ao autor do Cloaca News, um dos blogs participantes que compõem – e representam – a rede de produtores de conteúdo e opinião que se reuniam na capital paulista. Logo a notícia se espalhou pelo salão da subsede do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Em seguida, o "senhor Cloaca" (como ele próprio se apresenta) viu-se cercado por dezenas de outros blogueiros, seus fãs. A cena se repetiu por algumas vezes nos dois dias de encontro dentro do Sindicato dos Engenheiros.


Cloaca revirou o primeiro encontro de blogueiros (e histórico) e se transformou no personagem principal.  Por onde passou, arrancou elogios e palavras de incentivo. Mas ele não esperava tal recepção. Com uma mistura de timidez e surpresa, não conseguiu discursos que arrancassem aplausos e lágrimas. Por uma razão bem simples, que ele mesmo explicou: "Sou melhor com as palavras escritas".
Mas também ouviu reclamações, é claro. O ator José de Abreu subiu ao palco no final do primeiro dia para pedir liberdade de expressão e de imprensa. Antes, se dirigiu ao senhor Cloaca: "Você precisa escrever mais".
Ao se tornar o grande personagem, senhor Cloaca saiu do encontro com o troféu Barão de Itararé em mãos. Aclamado pelos 330 blogueiros de 19 estados. Marcado pela união da diversidade de opiniões, o primeiro encontro de blogueiros destacou, entre suas propostas, a liberdade de expressão.

Um mundo em blogs

Passaram pelo encontro blogueiros famosos e anônimos e muita gente que se lia mutuamente pela internet, mas que não se conhecia, como destacou o próprio Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania.
Se a missão foi cumprida, cabe agora aos organizadores a tarefa de cumprir as determinações dos blogueiros. Uma delas é fundamental: criar encontros regionais para organizar mais blogueiros para a segunda edição nacional, que deverá ocorrer no primeiro semestre de 2011.
Para o especialista em blogues, Daniel Dantas, há toda uma bloguesfera pronta a interagir que vem do interior dos estados, principalmente no Nordeste. Há oito anos estudando o comportamento desse tipo de ferramenta e de seus autores, Dantas diz que em seu estado, por exemplo, a força do blog é muito maior do que se possa imaginar. “Nos pequenos municípios há as lan houses. Às vezes nem jornal tem, mas tem blog.”
Ele também alerta para um outro problema: a perseguição ideológica. “No Rio Grande do Norte, assim como em outros estados, aparece o coronelismo, gente sendo perseguida. E tem gente sendo perseguida tanto à direita como à esquerda”, avalia.
O blogueiro Lucio Flavio Pinto foi representado por seu filho, que leu uma carta em que aponta a perseguição no Pará. “Mas não é só ele, no meu estado (RN) tem outros dois exemplos”, diz, citando Carlos Santos e Ailton Medeiros.
Os blogs que participaram do 1º encontro logo estarão com seus links no site do Instituto Barão de Itararé, bem como a carta aprovada no domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.