segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Datafolha: a diferença pode ser maior

DILMA 41% X SERRA 33%
DATAFOLHA JOGA A TOALHA E DÁ UM CAVALO DE PAU DE 9 PONTOS EM 20 DIAS PARA SE 'ADEQUAR' AO DECLÍNIO TUCANO
Entre a pesquisa de 24 de julho e a de agora, um intervalo de 20 dias, o Datafolha tira 4 pontos de Serra e adiciona cinco pontos às intenções de voto em Dilma. O que se intui por esse ajuste sem pudor é que a situação de Serra pode ser até pior. Há muito, o esfarelamento de sua candidatura vem sendo constatado por praticamente todos os demais institutos. Só o Datafolha resistia. Ao jogar a toalha sangrando Serra em praça pública com um cavalo de pau de nove pontos, o instituto da família Frias envia uma mensagem devastadora, quase uma admissão pública de que 'não dá mais para segurar'. O recado pode desencadear um 'salve-se quem puder' na coalizão demotucana, multiplicando-se as defecções na base aliada às vésperas de iniciar o horário político eleitoral. Esse risco é reforçado por outro indicador indigesto revelado pela pesquisa, uma espécie de 'fuja dele se você for candidato' que parece dar razão às estratégias de campanha que já escondem o nome e o rosto de Serra em santinhos. O ex-governador de SP, com declinantes 33% de apoio, já se aproxima dos 30% de rejeição -- está com 28%, segundo o Datafolha. Confirma-se assim o que outros institutos vinham captando: o tucano se debate espetado em uma cruz feita de porcentuais quase idênticos, mas de sinais trocados, em que a linha da rejeição sobe e a das intenções de votos desaba. A cristianização de sua candidatura, a exemplo do que ocorreu com o presidenciável Cristiano Machado, nos anos 50, abandonado pelo próprio partido, o PSD, que apoiou Vargas, pode se tornar um fenômeno epidêmico nas campanhas demotucanas em todo o país.
(Carta Maior; 14-08)

Datafolha: a diferença pode ser maior

Por J
A diferença pode ser ainda maior
Além de não ir ao RURAL (15% do país), e somente controlar a amostra para SEXO e IDADE (com desvios na ESCOLARIDADE coletada), o Datafolha apresenta 2 (dois) sérios problemas:
1º Problema: a AMOSTRA COLETADA equivale a uma AMOSTRA TELEFÔNICA
Para uma pessoa ser entrevistada, ela tem que necessariamente dar o nome e o telefone para checagem, mas somente 75,5% dos domicílios do país têm telefone fixo ou celular. A pesquisa é feita nas ruas, mas equivalente a uma amostra telefônica, sendo uma amostra dos mais ricos do país.
PNAD 2008 / IBGE
DOMICÍLIOS NO PAÍS
Domicílios /Telefone fixo convencional
44,4%
Domicílios / Telefone celular, existência
75,5%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.