terça-feira, 22 de março de 2011

Breves noticias do Japão - Um casal em meio a turbulência - Via "Face" do Mário.

Casal brasileiro abandona apartamento para se salvar de terremoto




por Mario Kodama, segunda, 21 de março de 2011 às 10:46

O brasileiro Milton Saito, 51, e a esposa Cris tiveram que abandonar às pressas o seu apartamento onde moravam na cidade de Otawara (na província de Ibaraki), durante a tragédia do terremoto japonês de 9.0 da escala richter, que abalou o arquipélago às 14h46 da tarde do dia 11 de março. O tremor, que atingiu cerca de 7 graus na região onde moravam, deixou rachaduras e condenou o prédio, no terceiro andar. “Nada ficou no lugar. Por milagre, o monitor do computador não se quebrou, cuja mesinha veio parar no meio do quarto. A geladeira saiu andando”, relembra Milton, contando o drama que viveu naquele dia. "Foi uma coisa incrível. Nessas horas a gente nem sabe no que pensar.", afirma

Ele relata que quando percebeu o forte terremoto, foi buscar a esposa que dormia no quarto, depois de deixar a porta de saída aberta. Quando o casal voltou para deixar o apartamento, tiveram que ficar pendurado na porta, para se manter de pé, no momento mais forte dos tremores. “A gente não conseguia atravessar o vão de saída. Você fica completamente sem noção das coisas. No sétimo andar, uma cama quebrou as pernas, de tanto vibrar contra o chão, tamanha a força dos abalos sísmicos”, conta.

O casal brasileiro teve que passar três dias dormindo na praça dentro do carro. Apenas anteontem conseguiu se instalar no novo apartamento, e aos poucos está transferindo a mobília do antigo apartamento. E aliviado, tenta se recuperar do grande susto da trágica experiência, muito preocupado com os problemas da usina nuclear de Fukushima. Ele atualmente está desempregado e a esposa trabalha numa fábrica de produção de celulares. Ela retornou ao trabalho recentemente.

O Japão literalmente parou por cerca de uma semana. As fábricas começam agora a ligar as máquinas e voltar para a sua rotina. A terra ainda continua a tremer. Milton relatou um tremor enquanto falava com ele, no momento que redigia este post. Felizmente, o sismo acabou não sendo sentido onde moro. Milton quer voltar para o Brasil o quanto antes possível. Ele é de Presidente Prudente (SP). Contabilizando ida e vindas, está no Japão há cerca de 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.