quinta-feira, 17 de março de 2011

Breves noticias do Japão - Racionamento: não tem leite, vai cerva mesmo - Via "Face" do Mário.



por Mario Kodama, quinta, 17 de março de 2011 à 23:11

Como tinha dito antes, ontem, aproveitei meu dia de folga pra tentar comprar meu sagrado pão e leite da manhã. Há três dias estou sem os produtos. Peguei a minha magrela e fui - passei e repassei por cerca de quatro a cinco supermercados da região, e só pude constatar o óbvio dos últimos dias de pós-terremoto: muita gente fazendo compra para estoque. Num deles, consegui encontrar pão, racionado a uma pacote por pessoa. Eu esperto, botei o headfone (tipo estou escutando música, nem sei o que os auto-falantes estão dizendo). Peguei quatro pacotes de pão, daquele tipo americano prá sandwiche, com oito fatias. Quando tentei passar a mercadoria, fui gentilmente avisado do racionamento e fui obrigado a devolver três pacotes. Leite – nem o mais remoto sinal. Acabou que eu comprei um pacote de seis latinhas de cerveja para compensar a frustração e uma porção de 300 gramas de sashimi de atum. Bom, se Deus quer assim - que assim seja. Amém. Não estou reclamando por enquanto. Se o destino tiver que me pegar, que me pegue bêbado. Rs. Grato até aqui meu Senhor. Cheguei há pouco e estou fazendo estas mal traçadas linhas. rs.

Vi fila em supermercado que tinha arroz. Os supermercados estão fechando, todos sem exceção, às 18 horas – incluso os 24 horas, para contribuir com o racionamento de energia. Vi posto de gasolina fechado em plena três hora da tarde. Nos postos que tinham gasolina, filas enormes. Vê se nos olhos dos japonês aqueles olhar vidrado de apreensão, fazendo compra sem pensar muito no que estão fazendo. Meio eletrizado pelos acontecimentos. Atropelados pela trágica realidade. A cidade onde moro foi novamente poupada pelo rodízio de blackouts programados pelo racionamento de energia. Mas não sei se escapo hoje. Temo pelos meus downloads. Estou baixando há quatro dias a discografia do Atahualpa Yupanqui (grande músico folclorista argentino), cujo arquivo tem 1 Giga e meio de conteúdo e da discografia do Gilberto Gil (1 giga).

Estou saindo para o meu périplo de mantimentos. Para ver se acho mais pão e algum sinal de leite. E vou ver se compro uma maquininha digital. Estou com péssimos pressentimentos. Comprar também material para o meu kitch tragédia. Lanterna, apito, etc, e que “vengam los toros!!!”.

Ontem estive com problemas no computador. O meu anti-vírus começou uma atualização que fez o aparelho ficar irritantemente lento. Me afastei dele, para evitar pegá-l o e jogá-lo no chão de raiva. Não tenho muita paciência com computadores.

A terra continua tremendo. Essa noite, pude contar dormitando uns três a quatro tremores. Já estou ficando bem estressado. Parece brincadeira de roleta russa. Na hora a gente já começa a pensar o pior, e depois passa. Para o drama começar, no próximo tremor. Depois que voltar, lá pelo final da tarde, a gente volta a se falar. 

Beijos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.