sábado, 2 de outubro de 2010

Governo equatoriano reage a tentativa militar de golpe

Matéria da Editoria:
Internacional

01/10/2010

Tentativa de golpe no Equador enfrenta forte reação popular
As ações protagonizadas hoje pelos policiais não ficaram sem respostas. Logo após a tomada à força do regimento número 1 em Quito, organizações sociais equatorianas, assim como organismos internacionais e autoridades latino-americanas, declararam apoio ao mandatário e demonstraram preocupação com a democracia do país. Sob o lema "defendemos a democracia e apoiamos a gestão do Presidente da República Rafael Correa", milhares de equatorianos e equatorianas foram na manhã de hoje à Praça da Independência apoiar o chefe de Estado.
Data: 30/09/2010

Aeroportos fechados, prédios ocupados por policiais militares, marchas nas ruas. O cenário hoje em Quito, Equador, chamou a atenção de toda a comunidade internacional para o que poderia acenar para um novo Golpe de Estado na América Latina. Governos como o de Hugo Chávez, da Venezuela, declararam que a manifestação policial iniciada hoje, teria, sim, por trás, a intenção de ferir a democracia da nação equatoriana.

O protesto começou hoje (30), quando um grupo de policiais - contrário a negação de Correa ao veto da Lei de Serviço Público - tomou à força o regimento número 1 de Quito. O presidente equatoriano, quem esteve no local para tentar estabelecer um diálogo com os manifestantes, encontrava-se no Hospital da Polícia Nacional, na capital do país, recuperando-se das agressões promovidas pelos policiais, os quais lançaram gases lacrimogêneos.

Para Correa, essas ações são parte de uma tentativa de golpe de Estado que estava sendo preparada há meses pela oposição. Mesmo com os ataques, o mandatário anunciou em Rádio Pública que continuará com suas posições. "Eu não vou retroceder, se querem, venham me buscar aqui, deem-me um tiro e que siga adiante a República, matarão a mim, como dizia Neruda, poderão cortar as flores, mas não impedir a chegada da primavera", afirmou.

As ações protagonizadas hoje pelos policiais não ficaram sem respostas. Logo após a tomada à força do regimento número 1 em Quito, organizações sociais equatorianas, assim como organismos internacionais e autoridades latino-americanas, declararam apoio ao mandatário e demonstraram preocupação com a democracia do país.

Sob o lema "defendemos a democracia e apoiamos a gestão do Presidente da República Rafael Correa", milhares de equatorianos e equatorianas foram na manhã de hoje à Praça da Independência apoiar o chefe de Estado. Além de Quito, movimentos e organizações sociais das províncias de Loja, Pichincha, Imbabura, Pastaza e Chimborazo estão promovendo ações em apoio ao presidente e denunciando a tentativa de golpe de Estado.

A comunidade internacional também está preocupada com a situação do país. A Organização dos Estados Americanos (OEA), por exemplo, convocou para a tarde de hoje uma reunião extraordinária do Conselho Permanente para discutir o caso do país sul-americano. Já a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) declarou estar ao lado de Correa, e convocou uma reunião de urgência para a noite de hoje em Buenos Aires.

Em comunicado, Néstor Kirchner, secretário-geral do organismo, destacou que os países sul-americanos não podem "tolerar, sob nenhum aspecto, que os governos eleitos democraticamente se vejam pressionados e ameaçados por setores que não querem perder privilégios".

Ademais, afirmou "firme compromisso e a mais absoluta solidariedade" ao mandatário do Equador "frente à tentativa de sublevação de setores corporativos das forças de segurança daquele país à ordem constitucional".

Do mesmo modo, o governo da Argentina respaldou o governo de Correa e demonstrou preocupação com o ato promovido por policiais equatorianos no dia de hoje. "A Chancelaria argentina expressa sua profunda preocupação pelos fatos protagonizados hoje (quinta-feira) pelo pessoal policial e militar das forças armadas equatorianas nas cidades de Guayaquil e Quito", ressalta.



Matéria da Editoria:
Internacional

01/10/2010

Policiais ocupam estradas e aeroporto no Equador
Um grupo de 800 policiais fechou o aeroporto Mariscal Sucre de Quito e as principais estradas de acesso à capital, Quito, para protestar contra o veto da Assembleia Nacional à Lei de Serviço Público. Com a decisão, bonificações e promoções são eliminadas. O presidente do Equador, Rafael Correa, foi ao local para tentar dialogar com os policiais, mas precisou deixar o aeroporto quando policiais atiraram bombas de gás lacrimogênio.
Data: 30/09/2010

(Vídeo feito pela emissora equatoriana NTN24 mostra cenas dos protestos em Quito, hoje)

Um grupo de 800 policiais fechou o aeroporto Mariscal Sucre de Quito e as principais estradas de acesso à capital, Quito, para protestar contra o veto da Assembleia Nacional à Lei de Serviço Público. Com a decisão, bonificações e promoções são eliminadas.

O presidente do Equador, Rafael Correa, foi ao local para tentar dialogar com os policiais, mas precisou deixar o aeroporto quando policiais atiraram bombas de gás lacrimogênio.

Segundo o site do jornal El Universo, Correa foi levado ao Hospital Metropolitano, na capital, onde foi atendido. Ele teria sido atingido por garrafadas, de acordo com notícia veiculada pelo Canal Uno de televisão.

Os manifestantes queimaram pneus e atiraram pedras e afirmaram que não vão sair dali até que o governo demonstre possibilidade de negociar.

As informações são da Telesur e da agência equatoriana de notícias Andes. Correa buscava encontrar uma solução para o conflito, mas a equipe oficial de segurança tirou o presidente dali.

Segundo o coordenador nacional do MPD (Movimento Popular Democrático, partido de esquerda que faz oposição a Correa), Stalin Vargas, os serviços de internet e de telefone celular não estão funcionando bem no país.

Ao Opera Mundi, ele disse não acreditar na possibilidade de que um golpe de Estado esteja em andamento e que não há manifestação de fechamento do Assembleia, apesar dos protestos. A manifestação dos policiais está sendo apoiada por operários, professores e estudantes, segundo Vargas.

Correa indicou hoje (30/9) que analisa a hipótese de dissolver o Congresso Nacional e convocar eleições antecipadas. A informação é da ministra de Política, Doris Solís, depois de uma reunião com Correa.

O presidente estuda adotar um mecanismo, autorizado pela Constituição equatoriana, denominado “morte cruzada”, que lhe dá poderes de dissolver o Congresso quando há ameaças ao desenvolvimento do país, entre outras circunstâncias.

Ainda hoje está prevista sessão no Parlamento e o tema deve ser o principal assunto das discussões. O Congresso equatoriano é formado por 100 membros, eleitos diretamente, para um período de quatro anos. Os parlamentares representam quatro regiões distintas do país.

A Lei de Serviço Público, que levou à manifestação dos policiais, faz parte de uma reforma dos serviços públicos do país. Segundo reportagem da Telesur, ele não conseguiu ser ouvido. "Uma pena que os atores da pátria se comportem desta maneira”, afirmou Correa diante dos manifestantes.

O ministro de Segurança do Equador, Miguel Carvajal, afirmou em entrevista coletiva que acreditam na possibilidade de situação se resolver em breve.

"Acreditamos que a situação gerada pela falta de informações dos oficiais será resolvida e que tudo voltará à normalidade em breve”, disse à imprensa.

Houve enfrentamento entre pessoas que defendem o presidente e aqueles que integram o protesto dos policiais na Praça da Independência, informou a repórter da Rádio Nacional, do Equador, que está ao vivo no local
(*) Com Telesur, Andes e Agência Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.