quarta-feira, 6 de julho de 2011

Japão corre na contra-mão do mundo após a tragédia de Fukushima.

04/07/2011 01h30 - Atualizado em 04/07/2011 03h31

Município japonês de Genkai aprova reativação de reatores nucleares


Início de operação foi atrasado por causa de terremoto e tsunami de março.
35 dos 54 reatores do país estão paralisados desde a tragédia.


Da EFE

O prefeito de Genkai, no Japão, deu nesta segunda-feira (4) sinal verde para reativar no município dois reatores atômicos cujo início de operação foi atrasado por causa do terremoto do dia 11 de março, que causou o pior acidente nuclear em 25 anos.

saiba mais
Japão inicia racionamento de energia para evitar apagão pós-tsunami

Os dois reatores de Genkai, um povoado de apenas 7.000 habitantes, estavam paralisados desde o semestre passado para uma inspeção rotineira, como estabelece a legislação japonesa, que obriga a controles das centrais a cada 13 meses.

No entanto, sua retomada de operação se adiou de forma indefinida após o terremoto de março.


Visão aérea da usina nuclear de Genkai. (Foto: Kyodo / Reuters)

Apesar do apoio das autoridades municipais, antes de colocá-la em andamento a operadora da unidade, a Kyushu Electric Power, também precisa da autorização do governador da província de Saga, Yasushi Furukawa, que assinalou que tomará uma decisão em meados deste mês.

Após conhecer o sinal verde do município, o presidente da Kyushu Electric Power, Toshio Manabe, disse que prevê ativar os dois reatores imediatamente após obter a autorização do governador de Saga e dar início às operações comerciais duas semanas depois.

Após o terremoto e o tsunami, a segurança dos reatores de Genkai "foi reforçada com medidas urgentes", assegurou Manabe, citado pela agência local "Kyodo".

O respaldo do prefeito à reabertura acontece no meio do debate sobre a segurança das centrais de energia atômica do Japão, onde 35 dos 54 reatores do país estão paralisados desde a catástrofe de março.

Um comentário:

  1. Caros amigos do Blog, Energia nuclear e boa, muito melhor do que se imagina;.;
    mas tem que tomar alguns cuidados..
    A Energia nuclear diferente das outras, e de alta confiabilidade, ate porque energia e uma questao de sobrevivencia e estrategia, nunca sabemos quando vamos precisar de mais, com base em modelos matematicos de evoluçao da populaçao, com a energia nuclear, não tem grilo, até as hidreletricas são menos eficientes do que as nucleares..

    ResponderExcluir

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.