quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O que me inspira na poltica

Muitas pessoas têm na política uma visão adjeta, uma vez que, ela se apresenta de forma bruta, corrupta, indigna e perversa... 

Não tiro a razão destas pessoas. Os noticiários, os esquemas desvendados, as armações antiéticas, são diariamente jogados em nossa cara sem pudor e sem mentira, sem meias palavras.

Contudo, no reverso destes fatos conheci desde muito jovem um sentido diferente da concepção da politica.

Sim, a politica baseada na ideologia, na construção de um projeto que vise à elevação de um povo, de uma nação, ao seu pleno desenvolvimento enquanto ser. A política feita na sinceridade da alma, na construção do caráter, no debate das ideias, nos princípios republicanos, na retidão da espinha.

Dediquei os melhores anos de minha vida à essas causas, a um projeto que sim, acredito, mesmo vendo perseverar o mal feito, o compadrio, os esquemas adjetos de enriquecimento ilícito, dentre outras coisas.

Essa opção de vida me levou a conhecer inúmeras realidades de nosso país, desde estados mais desenvolvidos aos grotões de miséria, me vez conhecer grandes homens públicos, como também inúmeros políticos medíocres, e mais do que isso, me vez conhecer gente simples e honradas que vê esperança onde é difícil a coexistência diante da miséria, diante do abandono.

A política para mim só tem sentido se é regada à ideologia, mesmo vendo crescer a cada dia o pragmatismo barato, sem lastro, sem princípios.

A ideologia é o alimento da alma para quem luta por causas, por um novo paradigma do jeito de se fazer a politica em seu sentido pleno, de crescimento e elevação de seu povo ou de sua comunidade.

Não é possível a continuidade da mediocridade, da politica feito como meio de vida ou de enriquecimento escandaloso de bandidos trasvestidos de homens públicos. Não é admissível a demagogia, a falta de honra e de caráter daqueles que deveriam conduzir nossas esperanças e a prosperidade de um povo.

É preciso resgatar os valores, os princípios, as causas à dignidade perdida. É urgente mudar a forma, o jeito e o caráter de nossos homens públicos.

É preciso reagir, resgatar os grandes projetos, os grandes debates, as grandes esperanças.

Como coexistir sem esse resgate, sem esperança, sem acreditar que é possível atitudes diferentes do que estamos acostumados a ver.

Para mim sim é possível, mais do que isso é necessário, é urgente.

A politica que me inspira nestes longos anos de militância, é a politica que liga a ideologia às causas, que alimenta a esperança, que oxigena a alma.

É a politica dos princípios republicanos, movida pelo interesse maior de fazer história e não cair na vala comum da promiscuidade que norteia a política de hoje.




Henrique Matthiesen

Um comentário:

  1. Henrique! eu nunca fui militante politica, mas sempre gostei muito! desde jovem acompanho tudo e esse meu gosto por politica encomoda muita gente eu tento esplicar mas não consigo, não tenho o apoio nem mesmo da familia. Vendo esse lindo comentario neste blog! agora eu entendo o amor que eu tenho por politica, e porque sou a favor da justiça ordem e respeito e amor pelo meu pais confiando no melhor governo que esse pais ja teve

    ResponderExcluir

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.