sexta-feira, 11 de março de 2011

O gigante José de Alencar Gomes da Silva. O Zé Alencar do Lula.

Zé Dignidade

"Dignidade se conquista e o tempo revelará seu valor." 

Um dos grandes homens que o Brasil conheceu nos últimos tempos é José de Alencar Gomes da Silva, natural da cidade Mineira de Muriaé.

Sem dúvida, um Homem com H maiúsculo e um ser humano formidável.

Não atribuo estes elogios ao político, ou ao empresário bem sucedido, mas sim à figura humana do Zé Alencar.

Entretanto, vale ainda ressaltar suas qualificações como empresário.

Filho de família de comerciantes no interior das Minas Gerais, Zé Alencar começou a trabalhar aos 12 anos de idade com seu pai na loja da família e aos 18 iniciou seu próprio negocio. Com o passar dos anos, Zé Alencar foi demonstrando seu tino empresarial, até quem em 1975 foi inaugurada a Coteminas - umas das fábricas mais modernas de fiação de tecidos do Brasil.

Seu sucesso como empresário o levou a política; começou como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, em seguida disputou uma vaga de Senador pelo mesmo estado ganhando a eleição com quase 3 milhões de votos.

Em 2002 foi escolhido para ser candidato a vice-presidente, como companheiro na chapa de Lula. Vitoriosos no pleito, o Brasil começava a conhecer melhor o filho de Muriaé.

José Alencar foi um vice-presidente que fugiu muito às tradições, pois discordava de inúmeras medidas adotadas pelo governo, mas nunca conspirava para derrubá-lo; embora uma das principais funções do vice-presidente também é a conspiração.

Sempre foi uma voz ativa dentro do governo contra a política econômica, que mantém os juros elevados sob o argumento de combate à inflação.

José Alencar, sempre praticou o princípio da lealdade sem abrir mão de suas posições e de suas opiniões. Coisa rara, no mundo de hipocrisia da política cotidiana brasileira.

Circunspecto no jeito de ser, quando veio a crise política que abalou as estruturas de Brasília, José Alencar se manteve leal ao governo sem buscar os holofotes da grande mídia.

Vale ressaltar que nenhuma denuncia passou perto do nome de José Alencar.

Em 2004, mais uma vez José Alencar disputou a eleições como companheiro na chapa de Lula e, mais uma vez saíram vitoriosos, e mais uma vez Jose Alencar manteve sua postura reta, íntegra, discreta e leal.

No entanto, seus problemas de saúde começaram a se complicar.

José Alencar luta desde 2000, contra um câncer na região abdominal o que lhe custou mais de 15 cirurgias e inúmeras internações.

Entretanto, a luta contra o câncer que José Alencar trava há anos expõe a figura humana extraordinária deste mineiro.

Não há uma imagem, uma frase, um gesto desanimador nas inúmeras batalhas que José Alencar vem enfrentando.

Ao adverso da gravidade, José Alencar se mostra uma pessoa serena e alegre. Todas as vezes que a grande mídia vai ao seu encontro, depara-se com um homem sorridente, pronto para dar lições de dignidade.

É comovente e extraordinário ver um homem da estatura econômica e política como José Alencar dizer: “Deus não necessita lhe dar um câncer para levá-lo, uma vez que a sua existência pertence a Ele.”

Como também é fantástico ver José Alencar dizer: "Eu não tenho medo da morte, tenho medo da desonra. A morte é um fenômeno natural. Assim como você nasce, vai morrer um dia. Não temos que pensar nisso de forma alguma. E você vai viver o tempo que Deus quiser que você viva. Eu não posso, de forma alguma, pensar que vai acontecer alguma coisa comigo sem que Deus queira. E se Deus quiser, inclusive que eu morra, é porque vai ser bom para mim. Porque Deus não faz nada ruim contra ninguém".

A consciência e a dignidade que José Alencar vê a vida é uma verdadeira lição de existência.

Ao invés de se amargurar ou se entregar, José Alencar luta, mas sem desespero, e com muita tranqüilidade.

Até porque a grande lição de José Alencar é a dignidade com que ele exerceu seu mandado como político e a luta contra as adversidades da vida.

Certamente torcemos por José Alencar, um homem que já escreveu seu nome, como um dos grandes brasileiros que sua terra produziu.

Força Zé.


Henrique Matthiesen

2 comentários:

  1. Entendo que a missão do José de Alencar, no governo, era demonstrar que o mesmo compartilhava dos anseios e expectativas do povo, dos empresários,enfim. A imprensa cobria suas manifestações com intuito de apontar contradições, mas a realidade era que o Zé reforçava a linha transparente do governo e deixava claro o que era emocional, pessoal, político ou puramente técnico.
    Que sujeito!

    ResponderExcluir
  2. Zé de Alencar nasceu de novo em 29 de março de 2011. Agora ele não morre mais!

    ResponderExcluir

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.