quinta-feira, 3 de junho de 2010

Técnicos que devem se destacar na Africa do Sul

Publicada em 2/6/2010 às 17:06

TOP 10 DA COPA: Os técnicos que podem roubar a cena

Alguns são para lá de vencedores, outros novatos... Conheça um pouco mais dos "professores" que vão estar à beira do campo na África

Parreira vai bater o recorde do iugoslavo Bora Milutinovic como técnico que mais dirigiu países diferentes na Copa (Foto: Reuters)
LANCEPRESS!
Na sétima série de Top 10s da Copa do Mundo, o LANCENET! traz desta vez os técnicos que podem brilhar neste Mundial. Foi difícil reunir dez nomes, já que são 32 profissionais que estarão à beira do gramado comandando seus times.
Um técnico famoso acabou ficando fora desta relação: o francês Raymond Domenech. O esquisitão treinador, que não convoca jogadores do signo de escorpião, entrou na lista dos 10 brucutus que estarão na África do Sul.
CLIQUE E VOTE NO DUELO DOS TÉCNICOS DA COPA!
Abaixo, conheça um pouco mais dos principais técnicos deste Mundial:


Marcelo Bielsa
Chile
Passou pelo vexame de comandar a seleção da Argentina na Copa de 2002, quando caiu na primeira fase. Mas nem por isso "El Loco" Bielsa deixou de ser querido naquele país. Foi técnico de sua seleção entre 1998 e 2004. Depois de um período afastado, aceitou o cargo de técnico do Chile, em 2007. E levou a desacreditada seleção chilena a uma campanha excelente nas Eliminatórias, garantido mais uma participação na Copa. O feito rendeu a Bielsa o prêmio de técnico sul-americano do ano, em 2009. Bielsa adota um esquema ofensivo e vai comandar na Copa um time que tem como principal estrela o meia Valdívia.


Fabio Capello
Inglaterra
O italiano é um treinador para lá de vitorioso. Com o Milan, conquistou a Liga dos Campeões e quatro italianos. Pelo Real Madrid, levou dois campeonatos espanhois. E pela Roma, ergueu o Scudetto na temporada 2000/2001. Agora, o desafio é conduzir a Inglaterra ao sonho do bicampeonato, depois de ter ficado fora da Eurocopa-2008. Contratado a peso de ouro, Capello deu uma "cara" ao time inglês e deixou o English Team como um dos principais favoritos ao título. Recentemente, tirou a faixa de capitão de Terry após o zagueiro ter se envolvido com a esposa do companheiro de seleção Bridge.


Vicente del Bosque (Espanha)
O espanhol de 59 anos foi um dos grandes nomes da época de ouro do Real Madrid, do qual foi o treinador entre 1999 e 2003. Naquele período, conquistou duas Ligas dos Campeões, um Mundial, dois campeonatos espanhóis, duas Supercopas da Espanha e uma Supercopa Europeia. Desde 2008 no comando da seleção espanhola, teve sorte de pegar uma das melhores gerações de todos os tempos de seu país e o mérito de montar um time muito forte, ofensivo e competitivo, apontado como um dos favoritos para ganhar a Copa. Mas terá de superar o estigma de "amarelão" que recai sobre a Fúria.


Dunga
Brasil
Quando a CBF anunciou o capitão do tetra como técnico da Seleção, em 2006, o Brasil todo reagiu com surpresa. Dunga, técnico da Seleção? Logo ele, que jamais tinha sido treinador. Mas Dunga calou os críticos - que não foram poucos - e conquistou quase tudo que disputou com a Seleção - menos a Olimpíada de Pequim. Classificou a Seleção em primeiro nas Eliminatórias, ganhou a Copa América com um time desfalcado em 2007 e a Copa das Confederações em 2009. Peitou a imprensa ao deixar alguns craques fora, mas conseguiu unir o grupo e montar uma equipe vencedora. Mas terá seu prestígio jogado fora se não ganhar o Mundial.


Sven-Göran Eriksson
Costa do Marfim
Com a Costa do Marfim, o sueco multicampeão vai para sua terceira Copa do Mundo. Ele comandou a Inglaterra nos Mundiais de 2002 e 2006 (quando chegou até as quartas de final). Com clubes, ele já dirigiu grandes potências da Europa como Benfica, Roma, Lazio e o emergente Manchester City. Agora, terá a missão de conduzir os elefantes da Costa do Marfim, que até março estavam sem treinador. E ele terá um bom material humano em mãos, como o atacante Drogba e os meias Yaya Touré e Keita, do Barcelona. Mas a Costa do Marfim está no Grupo G, o mesmo de Brasil e Portugal...


Ottmar Hitzfeld
Suíça
É mais um alemão que fez sucesso como técnico de outra seleção. É talvez o grande nome da Suíça, que integra o Grupo H da Copa do Mundo. Hitzfeld conquistou duas Ligas dos Campeões (uma com o Borussia Dortmund, outra pelo Bayern de Munique) e sete campeonatos alemães. Na Suíça, recuperou importantes nomes, como o tacante Frei e o meia Vonlanthen, e se classificou para a Copa do Mundo como primeiro de seu grupo. Agora, Hitzfeld tem o desafio de superar a campanha dos suíços em 2006, quando chegou às oitavas de final e foi eliminado sem sofrer nenhum gol em toda a Copa.


Marcello Lippi
Itália
É outro italiano que tem muitos títulos conquistados, como cinco Scudettos pela Juventus, além de uma Liga dos Campeões, uma Copa da Uefa e um Mundial Interclubes. Mas Lippi se destacou ainda mais pela seleção italiana. Em 2004, assumiu a Azzurra e levou a seleção ao tetracampeonato mundial em 2006, quando fez ótima campanha, batendo a anfitriã Alemanha nas semifinais e a França, nos pênaltis, na decisão. Sabe como poucos armar uma retranca. Depois da Copa, ele saiu, Roberto Donadoni entrou e, em junho de 2008, Lippi já estava de volta. Agora, pode se igualar a Pozzo, que conquistou as Copas de 34 e 38.


Maradona
Argentina
Fundaram até uma igreja em homenagem a ele. Maradona dispensa apresentações. Para os argentinos foi o melhor jogador da história. Para muitos brasileiros, só esteve atrás de Pelé. Brilhou intensamente na Copa do Mundo de 1986. Mas e como técnico? Maradona acumula pouca experiência. Ele assumiu o cargo máximo do futebol de seu país em outubro 2008 e foi muito criticado em 2009, quando perdeu para a Bolívia por 6 a 1, em La Paz, pelas Eliminatórias. Se classificou para a Copa do Mundo no sufoco, ao bater o Uruguai, em Montevidéu, na última rodada.


Carlos Alberto Parreira
África do Sul
Treinador da Seleção Brasileira que conquistou o Tetra em 1994, quando poucos esperavam, Parreira se igualará nesta Copa ao iugoslavo Bora Milutinovic como o técnico que mais dirigiu países diferentes em Copa. Mas Parreira vai para sua sexta Copa, alcançando um recorde. Já dirigiu Kuwait (1982), Emirados Árabes (1990), Brasil (1994 e 2006) e Arábia Saudita (1998). Agora, terá o desafio de conduzir a África do Sul, país-sede da Copa, pelo menos até a segunda fase.


Otto Rehhagel
Grécia
Quando a Grécia entrar em campo contra a Coreia do Sul, no dia 12, o alemão Otto Rehhagel se tornará o treinador mais velho a comandar um país em uma Copa do Mundo. É uma das pessoas mais queridas da Grécia e já recebeu diversos prêmios por lá. Explica-se: Rehhagel levou o time grego, que nunca teve tradição no futebol, ao título da Eurocopa de 2004 - tendo vencido Portugal, França e República Tcheca no caminho. Conseguiu classificar a Grécia, agora, para sua segunda Copa da história (antes, só participou de 1994, quando saiu sem fazer gol).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e ajude a construir um conteúdo mais rico e de mais qualidade.