domingo, 2 de dezembro de 2012

O Pré-Sal e a educação

O Pré-Sal e a educação 

Henrique Matthiesen

Desde 2006 o Brasil vive a grande expectativa sobre as riquezas do Pré-Sal. Os indícios de Petróleo nas áreas marítimas do território pátrio foram confirmados pela Petrobrás com grande festa no ano de 2008.

Trata-se de uma imensa reserva de petróleo estimada em 80 Bilhões de barris de petróleo e gás que eleva o Brasil à sexta posição de maior detentor de petróleo do mundo, atrás apenas da Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes.

Essa descoberta representa uma enorme oportunidade para o país, um passaporte para o desenvolvimento de nossa nação.

Já somos hoje a sexta economia do mundo. Somos o maior exportador de carne, de frango, de boi, somos também o maior exportador e produtor de soja, o maior exportador e produtor de café, somos autossuficiente em trigo, como também somos um dos mais bem sucedidos construtores de aviões do mundo através da Embraer, ainda fabricamos aço, minério, e tantos outras riquezas e mais riquezas.

Mas, tudo isso, perde seu valor se continuarmos tendo uma das piores educação do planeta. Necessitamos com urgência libertarmos nosso povo.

Sim, libertar para uma educação que forje nossa sociedade para sua plena independência e soberania. Temos que ter uma escola honesta de tempo Integral, CIEP, para que as futuras gerações possam usufruir de nossa pátria e de nossas riquezas.

Isso não se trata apenas de uma discussão acadêmica, sociológica, ou filosófica. Precisamos garantir que o filho do trabalhador se sinta inserido em nossa sociedade e mais ainda necessitamos de libertar milhares e milhares de brasileiros da miséria, da ignorância, da inércia social.

Investir em educação é libertar uma geração, um povo, uma pátria e construir os alicerceares de nossas riquezas futuras.

Temos hoje esta oportunidade de promovermos a grande revolução que o Brasil anseia desde sua gênese enquanto povo soberano.

Não podemos perder essa oportunidade de transformar as riquezas do Pré-Sal na riqueza de nossa libertação através da educação.

E imprescindível um plano nacional, de qualificação, começando por um plano de carreira aos professores pagando salários dignos de sua importância na sociedade que são hoje heróis abnegados de uma escola desonesta, falida em todas as suas concepções.

Imprescindível também é transformar assim como os países desenvolvidos, as escolas.

O Brasil não pode mais abdicar de educação de tempo Integral , assim como faz a Alemanha, a França, o Japão, etc., etc. Não cabe aos nossos dirigentes tirar essa oportunidade singular de nossa sociedade.

As riquezas do Pré-Sal têm que estar carimbadas para essa tarefa enorme de revolucionar nossa educação e que essa revolução seja, por meio do CIEP, de escolas de tempo integral, de um povo liberto, soberano e dono de seu destino.

Esse é o desafio do Pré-Sal e da sociedade brasileira.

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